5 curiosidades interessantes sobre o vinho tinto suave
Na hora de comprar uma garrafa de vinho ou mesmo em uma roda de amigos, sempre surge a dúvida: qual é melhor, o vinho tinto suave ou o seco? Na verdade, os dois podem ser de grande qualidade. É mesmo uma questão de gosto.
O que difere os dois tipos é o corpo do vinho — aquela sensação de maior ou menor densidade que sentimos na boca, causada pela concentração de taninos, além de outras características provenientes do processo de produção de cada bebida, como a elevação alcoólica, os níveis de acidez, o tipo da uva, o amadurecimento em barris e vários outros fatores.
Mas se você é do time dos fãs do vinho suave, veja 5 curiosidades sobre a bebida e alguns argumentos para convencer a turma de que ele é o melhor!
1. As uvas são colhidas mais tarde
Os vinhos mais suaves e doces têm uma maior quantidade de açúcar, mas nos vinhos de qualidade, o açúcar em si não é acrescentado à bebida. Ele é o açúcar natural das próprias uvas.
Para conseguir o sabor mais leve, a colheita das uvas é mais tardia, o que dá mais tempo para a maturação da fruta e, consequentemente, que ela fique mais adocicada.
2. Há variedades específicas de uvas
Naturalmente, os tipos de uvas influenciam diretamente no sabor do vinho. Para a produção do vinho tinto suave, os produtores costumam utilizar as uvas das chamadas espécies americanas, como Niágara, Concord, Herbemont, Isabel, entre outras.
Na categoria de uvas mais sofisticadas para a produção dos vinhos mais suaves e adocicados, podemos citar a Semillón, que dá origem a um dos melhores vinhos doces do mundo; o Sauternes, em Bordeaux, na França; e a Riesling, que garante a alta qualidade tanto dos vinhos secos quanto dos mais suaves.
3. Um fungo pode ajudar
Uma curiosidade desse tipo de vinho é que ele pode ser produzido a partir de uvas atacadas por um tipo de fungo, o Botrytis cinerea, que desidrata as uvas.
Dessa forma, as uvas botritizadas concentram mais açúcares, deixando a bebida naturalmente mais adocicada.
4. É saudável e tem teor alcoólico menor
O vinho tinto já é reconhecido por suas propriedades que fazem bem à saúde, especialmente ao coração e à circulação sanguínea. Inclusive, muitos médicos recomendam o consumo de uma taça por dia.
Mas se você quer um pouquinho a mais, o suave pode ser uma opção melhor, pois ele é mais leve e tem menos álcool. O que também o torna a companhia ideal para quando você quer apreciar um pouco mais a bebida sem ficar embriagado.
A sua refeição saudável com pratos leves harmoniza muito melhor com as opções mais suaves do que com secos e meio secos (demi-sec).
5. A Serra Gaúcha produz ótimos rótulos
Com clima e solo favoráveis para o cultivo de uvas, a Serra Gaúcha é a principal produtora de vinhos do Brasil e tem se destacado por suas vinícolas e seus ótimos exemplares, incluindo tintos suaves.
Há várias opções fabricadas com excelência e que estão sendo muito bem avaliadas pelo público e críticos do setor.
O resultado não poderia ser mesmo diferente. Um vinho tinto suave de qualidade é uma bebida leve para consumir, que costuma agradar diferentes paladares e tem conquistado cada vez mais fãs — que abrem mão do preconceito, experimentam e aprovam.
Se você está em busca de um rótulo com qualidade superior, produzido por uma vinícola reconhecida, visite a nossa loja online ou entre em contato com a nossa equipe.