8 livros sobre vinhos para você aprender harmonização
Nada melhor do que um delicioso prato acompanhado de um bom vinho, certo? O conceito de harmonização, no entanto, vai muito além do que simplesmente “combinar” os sabores da bebida e da comida. Por isso, para aqueles que estão adentrando neste mundo fascinante, investir em um livro sobre vinhos pode ser uma ótima ideia!
A harmonização pode ser entendida como um ramo da enologia que tem como objetivo entender como a nossa percepção dos alimentos e do vinho é afetada quando os ingerimos juntos. Mais do que um conjunto de regras, a harmonização é uma ciência que trabalha no sentido de encontrar as relações mais simbióticas entre diferentes tipos de pratos e vinhos.
Atualmente, existem diversos livros que podem ajudar você a aprender mais sobre harmonização. Por isso, separamos uma lista com alguns exemplos incríveis. Confira!
1. “A Experiência do Gosto”
Neste livro, o autor Jorge Lucki apresenta aos leitores — iniciados ou não — um panorama geral sobre o mundo dos vinhos. “A Experiência do Gosto” é uma compilação de 64 artigos leves e informativos, publicados originalmente no jornal Valor Econômico.
Para quem busca se aprofundar nos conhecimentos sobre enologia e, a partir daí, fazer ótimas harmonizações, esta é uma ótima pedida.
2. “Harmonização: O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida”
Dedicado a sommeliers, profissionais de restaurantes, distribuidores de vinho, professores e alunos de harmonização e curiosos sobre o tema.
Em “Harmonização: O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida”, Euclides Penedo Borges fornece boas dicas de harmonização, além de trazer explicações mais aprofundadas sobre essa ciência.
3. “Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia”
Organizado por Mila Alvez Baffi, Ellen Silva Lago-Vanzela e Roberto da Silva, “Uvas e Vinhos” foi eleito pela Revista Amanhã como um dos dez melhores livros sobre culinária e vinho.
Aqui, o tema principal trata dos cada vez mais aprimorados processos de melhoramento de uvas e vinhos ao redor do mundo. Ótima leitura para quem busca conhecimentos mais técnicos sobre o assunto.
4. “Vinho e Comida: Um Guia Básico e Contemporâneo das Melhores Combinações de Vinho e Comida”
Para aqueles que gostam de vinho, gastronomia e muita história, vale apostar no livro de Joanna Simon. De forma inusitada, a autora narra como o vinho e a culinária evoluíram juntos ao longo do tempo.
Para exemplificar, Simon cita algumas das combinações mais clássicas entre comida e vinho. E mais: o livro ainda conta com um guia básico das principais regiões vinícolas do mundo.
5. “Comida e Vinho: Harmonização Essencial”
Escrita por José Maria Santana e José Ivan Santos, a obra ensina aos leitores como reconhecer alguns dos traços mais marcantes de um vinho para, assim, fazer boas harmonizações com ele.
“Comida e Vinho” é mais uma ótima opção para quem está buscando saber mais sobre o mundo das harmonizações!
6. “Wine Folly: O Guia Essencial do Vinho”
Você quer aprender mais sobre o universo do vinho, mas tem receio de comprar os livros sobre o assunto por medo de não entender os termos e nomenclaturas? Então, a publicação de Madeline Puket e Just Hammack é o exemplar ideal para começar.
Com uma linguagem bastante amigável e fácil de entender, além de ter muito mais ilustrações do que a maioria das obras direcionadas ao assunto, Wine Folly é a leitura perfeita para aprender sobre muitos aspectos dos vinhos.
O livro, por exemplo, explica o que é o vinho, como a bebida é feita, quais são as suas principais características e terminologias (como corpo, aroma e sabor), como ler os rótulos e, claro, como degustar.
E para se aprofundar ainda mais, os autores abordam quais são as maiores regiões produtoras de vinho (de acordo com as singularidades de cada uma e o vinho mais produzido) e também apresentam aos iniciantes quais são os principais tipos de uva e suas variedades.
Ao final da leitura, certamente, os seus conhecimentos sobre o assunto vão estar aguçados e você vai poder dar uma aula ou seu grupo de amigos, enquanto apreciam um bom vinho!
7. “Enciclopédia do Vinho”
O título realmente não engana. A obra de Hugh Johnson é simplesmente uma enciclopédia completa sobre os vinhos. No livro é possível encontrar uma listagem de 6 mil exemplares da bebida, provenientes do mundo inteiro, com os tipos de uvas utilizadas, o processo de elaboração e as principais características.
Para quem quer experimentar o maior número de variedades possível, vale a pena ter essa publicação por perto e ir marcando os vinhos que já provou.
Mas além da lista, o trabalho de Johnson traz ainda muitas explicações interessantes sobre o processo de produção do vinho, contando como se expressam as safras, qual é a origem dos vinhos fortificados, generosos e licorosos e, até mesmo, como os fenômenos naturais impactam no resultado final da bebida.
Já deu curiosidade e vontade de comprar, não é?
8. “A Arte de Degustar o Vinho”
Tão importante quanto conhecer o vinho na teoria é vivenciar todo esse conhecimento na prática, não é mesmo? Por isso, Enrico Bernardo traz, nesse livro, a sua opinião sobre o que é preciso para ter uma experiência inesquecível e completa para escolher e degustar os melhores vinhos.
Enrico foi premiado como o melhor sommelier da Itália aos vinte anos e melhor do mundo aos 27. Portanto, vale a pena considerar as suas palavras.
Mas se engana quem pensa que por causa de tanto conhecimento do autor, o livro vai ser rebuscado e difícil de entender. A linguagem é clara e simples e bastante ilustrada — tudo para que o leitor aprenda a reconhecer, definir, apreciar e julgar um vinho por meio de uma viagem incrível através dos sentidos.
Essas são apenas algumas sugestões de livros sobre vinhos que podem ajudar você a aprender um pouco mais não só sobre harmonização, como também sobre as características dos vinhos, os conceitos, os processos de produção e, claro, como comprá-los sem erro.
Agora que você já tem as melhores dicas de livro sobre vinhos, que tal compartilhá-las com os amigos em suas redes sociais?