5 melhores tipos de molhos de vinho para encantar seus convidados
Se você chegou até aqui é porque quer aproveitar o melhor dos vinhos em suas degustações. Mas você sabia que, além de apreciar essa fantástica bebida em taças, poderia fazer um delicioso molho de vinho para acompanhar, com muito sabor e requinte, todos os seus experimentos gastronômicos?
Para quem busca passar momentos gostosos entre amigos e familiares, essa proposta é muito interessante, pois realça os pratos que serão servidos e os deixam bem saborosos. Que tal ver algumas receitas e entender quais são os alimentos que mais combinam com essa ideia?
Veja a seguir, cinco preparos que selecionamos para deixar seus convidados surpreendidos e muito satisfeitos.
1. Molho de vinho tinto
O molho de vinho tinto é indicado, especialmente, para carnes vermelhas, pois aprimora o teor gustativo da receita, deixando-a mais agradável ao paladar. O cozimento é importante para retirar o álcool e concentrar sabores, deixando o molho levemente espesso e com nuances agridoces.
A receita serve quatro pessoas e harmoniza-se bem com maminha na grelha ou magret de pato no forno.
Ingredientes
-
3 copos pequenos de vinho tinto;
-
2 pitadas de sal;
-
1 posta de gengibre;
-
1 colher (sopa) de óleo;
-
1 cebola;
-
1 dente de alho;
-
5 folhas de hortelã frescas;
-
½ colher (café) de curry;
-
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico.
Modo de preparo
Pique a cebola e o alho em cubinhos. Depois, refogue-os por cinco minutos em uma frigideira com óleo. Em seguida, adicione o gengibre, também, cortado em cubos, as folhas de hortelã, o curry e mexa bem.
Depois, coloque o vinagre balsâmico e um copo de vinho tinto. Mantenha o cozimento em fogo baixo até que o odor do álcool desapareça. Faça a mesma operação com os copos de vinho que ainda restam. Quando a mistura reduzir de volume, o molho estará pronto.
2. Molho de vinho branco
O molho de vinho branco proporciona um excelente sabor ao alimento, sendo ideal para o acompanhamento de peixes e frangos. Essa é uma receita rápida e fácil.
Ingredientes
-
½ copo de vinho branco;
-
3 colheres (sopa) de manteiga;
-
2 colheres (sopa) de farinha;
-
sal.
Modo de preparo
Coloque uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga e coloque a farinha, misturando bem para formar uma massa. Ponha meio copo de vinho branco à mistura. Caso fique muito denso, adicione mais aos poucos, até que a consistência fique adequada.
Para finalizar, acrescente o sal enquanto mexe e deixe cozinhar. Quando obtiver uma textura cremosa, desligue o fogo e deixe em repouso. Depois é só servir com o prato que preferir.
3. Molho de vinho rosé
O vinho rosé também é usado na confecção de molhos. Vamos ensinar uma receita simples que pode ser servida com frango grelhado no azeite. Para beber, uma dica é o vinho Cabernet Sauvignon.
Ingredientes
-
200 gramas de macarrão penne;
-
3 dentes de alho;
-
azeite de oliva extra virgem;
-
½ cebola picadinha;
-
orégano e sal a gosto;
-
½ taça de vinho rosé;
-
creme de leite;
-
queijo ralado.
Modo de preparo
Cozinhe bem o penne e depois escorra e deixe reservado. Depois, frite a cebola e o alho no azeite até que fiquem dourados. Então, despeje o vinho aos poucos e deixe ferver, Em seguida, coloque o creme de leite e sal a gosto.
4. Molho de vinho espumante
Dentre os espumantes, destaca-se o famoso champanhe, perfeito com filé de salmão.
Ingredientes
-
800 gramas de filé de salmão;
-
375 ml de vinho espumante;
-
1 colher (sopa) de cebola roxa em cubos;
-
1 brócolis;
-
1 cenoura laminada;
-
1 bandeja de ervilha-torta;
-
1 alho-poró;
-
375 gramas de creme de leite fresco;
-
1 ramo de tomilho;
-
1 bandeja de cogumelo paris laminado;
-
1 colher (sopa) de azeite de oliva;
-
pimenta do reino e sal a gosto;
-
manteiga e farinha de trigo para o beurre manié (manteiga manipulada).
Modo de preparo
Coloque o espumante em uma panela, acrescentando o ramo de tomilho e a cebola. Espere reduzir. Adicione o creme de leite, baixe o fogo e deixe reduzir mais. Enquanto isso, prepare a beurre manié — feita com partes iguais de manteiga em temperatura ambiente e farinha, que são amassadas com uma colher, ou mesmo com a ponta dos dedos.
Misture um pouco da beurre manié com molho para que seja dissolvida com o calor. Em seguida, o molho deve ser aquecido mais uma vez para ficar denso. Use pimenta e sal para temperar.
No final, peneire o molho, retirando o tomilho e a cebola. O salmão deve ser aquecido na frigideira com azeite de oliva. Refogue e tempere os legumes. Junte o peixe ao molho de espumante para ser servido.
5. Molho de vinho madeira
O molho madeira é muito conhecido e há diferentes versões dele. O vinho, de mesmo nome, é uma bebida forte, com graduação alcoólica elevada, produzida em algumas partes da Ilha da Madeira, situada na costa de Portugal, no Oceano Atlântico.
A receita a seguir, combina bem com filé mignon e vinho Bordeaux, Merlot ou Cabernet Sauvignon.
Ingredientes
-
4 quilos de osso de boi;
-
1 cenoura;
-
1 cebola;
-
2 talos de aipo;
-
1 talho de alho-poró;
-
1 tomate;
-
1 pimenta dedo de moça;
-
150 ml de vinho madeira;
-
100 gramas de manteiga;
-
1 colher (chá) de louro em pó;
-
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
-
500 gramas de champignon fatiado;
-
1 xícara (chá) de creme de leite fresco.
Modo de preparo
Espalhe os ossos em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno alto por uma hora. Tire os ossos e coloque-os em uma panela grande com cerca de quatro litros de água fervente. Usando a água quente, remova um pouco da gordura do fundo da assadeira e coloque na panela.
Pique a cenoura, o tomate, o alho, a cebola, o aipo, colocando-os em seguida na panela com a água e os ossos. Junte o louro em pó, a pimenta e o vinho madeira. Cozinhe por duas horas em fogo brando. Depois, coe e reserve.
Em uma panela diferente, aqueça a manteiga e doure a farinha. Adicione o caldo coado e o champignon. Deixe cozinhar por cinco minutos, sempre mexendo. Após desligar o fogo, adicione o creme de leite.
É um molho de vinho melhor do que outro, não é mesmo? Você pode usar para deixar seus pratos ainda mais saborosos e cativar seus convidados de acordo com o gosto deles, acompanhando carne, frango ou peixe, com arroz ou macarrão e uma salada.
Depois de conhecer alguns molhos feitos com vinhos variados, saiba as diferenças entre vinho seco e suave para harmonizar ainda mais suas refeições.