6 segredos para escolher um vinho para dar de presente no Natal
O Natal é uma época especial para dar e receber presentes. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvidas quanto aos produtos que podem ser dados: roupas, calçados, livros, joias, relógios, eletrodomésticos, eletrônicos…
Enfim, existe uma infinidade de opções. Na verdade, quase tudo pode ser oferecido como presente, inclusive bebidas. E, dentre elas, podemos destacar o vinho devido às suas características: tradição milenar, refinamento, associação com o Cristianismo e outras coisas.
Neste post, revelaremos alguns segredos para escolher um bom vinho para dar de presente no Natal. Confira!
1. Considere as preferências da pessoa
Você deve conhecer as preferências da pessoa em relação a vinhos: se ela gosta mais de vinho tinto, branco ou espumante; se ela prefere suaves, secos ou adocicados; se dá preferência a alguma marca; se privilegia envelhecidos ou jovens e assim por diante.
Alguns consumidores gostam de vinhos com maior teor alcoólico e outros preferem com baixo.
Em relação ao tipo de uva, há quem goste mais de Cabernet Sauvignon, Moscato, Malbec, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e assim por diante.
Há até algumas opções de vinho sem álcool para abstêmios. E existe também o cooler, mistura de vinho e suco de frutas que geralmente oferece um teor alcoólico mais baixo.
Talvez não seja possível conhecer todos os detalhes sobre os gostos da pessoa, mas é importante saber, ao menos, algumas informações que poderão orientar na hora da escolha.
2. Priorize os vinhos que você já conhece
Outra dica valiosa que você deve aproveitar na hora de comprar vinho para dar de presente é escolher um tipo/marca que conhece e sabe que é bom.
Comprar um vinho que você desconhece para oferecer a alguém sem ter certeza de que ele realmente tem boa qualidade é dar um tiro no escuro.
Existem produtos que apresentam uma garrafa com design atraente, mas o conteúdo pode ser de baixa qualidade. Como vivemos em um mundo extremamente consumista, muitas pessoas não se importam em enganar por meio de diferentes estratégias.
É importante que você compre um produto que já provou e sabe que é bom. Assim, mesmo que o presenteado não goste muito do sabor/aroma, você ainda terá certeza de que deu uma bebida de boa qualidade.
3. Compre vinhos premiados ou reconhecidos
Outra dica é escolher vinhos que tenham boa reputação entre os estudiosos de vinho (enólogos) e os amantes da bebida (enófilos).
Essa é uma dica especialmente válida para quem não entende muito do assunto, mas deseja presentear outra pessoa com um bom vinho. A opinião de quem entende é extremamente útil.
O reconhecimento nacional e/ou mundial de uma determinada marca é prova de que você não perderá seu dinheiro e nem fará feio com seu presente.
Os premiados são, sem dúvidas, boas alternativas para quem deseja escolher acertadamente um vinho para dar de presente. Há vinhos que se destacam por sua safra especial ou por sua nota mais alta entre os críticos.
Por exemplo, os vinhos com notas acima de 85 em publicações como WineSpectator e WineAdvocate, que pertencem ao crítico Robert Parker, são dicas que você pode seguir sem receio.
Certas linhas, líderes em vendas, também são boas opções. É o caso do vinho tinto suave da linha Pérgola.
4. Não valorize demais o preço
Você não precisa comprar o vinho mais caro do mundo para que seu presente seja realmente bom. É possível comprar bebidas de boa qualidade sem ter que gastar muito.
Claro que se você quiser dar um vinho muito caro, tudo bem. O que realçamos é que é possível encontrar vinhos bons por preços acessíveis.
Você pode optar por vinhos de caráter não exclusivo, originários de regiões menos convencionais e de pequenos produtores. Algumas vinícolas familiares são capazes de alta produção e de excelente controle de qualidade.
Leve em conta ainda os kits ou combos que são montados por empresas de amplo destaque no mercado. Além de exibirem profundo conhecimento sobre o que “casa” bem em ocasiões especiais como as festas natalinas, elas oferecem um preço muito bom e garantem a satisfação com seu presente.
5. Presenteie conforme a história de vida da pessoa
Já falamos sobre presentear conforme o gosto pessoal. Agora falaremos da importância de levar a história da pessoa em consideração.
E o que isso significa?
Bem, considere, por exemplo, que o presenteado tenha ascendência italiana. Nesse caso, o vinho para dar de presente pode ser originário da região onde moravam seus antepassados ou da famosa Serra Gaúcha.
Evite ofertar um vinho da região onde a pessoa vive no momento, pois parte da surpresa se perderá.
Se a pessoa viajou para algum país ou estado do Brasil recentemente ou mesmo há muitos anos e se encantou com o local, você pode ofertar um vinho originário dessa região. É possível oferecer uma bebida produzida no mesmo lugar onde ela passou sua lua de mel ou comemorou seu último aniversário.
Caso a pessoa trabalhe em uma empresa alemã, japonesa, italiana, norte-americana, portuguesa ou francesa, você pode aproveitar para dar de presente um vinho produzido em algum desses países.
Também pode se referir a outra pessoa por meio dessa deliciosa bebida. Um bom vinho espanhol pode agradar os que apreciam Rafael Nadal, tenista da Espanha.
Existem séries temáticas que homenageiam Picasso, Andy Warhol e outros artistas. São opções para quem gosta deles.
Se a pessoa é deficiente visual, existe ainda o vinho com rótulo em braile.
6. Procure uma boa empresa
Outra dica é comprar o vinho para dar de presente de uma empresa renomada, especializada na produção e comercialização de bebidas de boa qualidade. A Serra Gaúcha produz alguns dos melhores vinhos nacionais.
Pesquise na internet; leia a história da vinícola, os produtos que vende e a reputação no mercado. Essas informações ajudarão a fazer uma boa escolha.
Se quiser, pode entrar em contato com a empresa para obter mais detalhes.
Essas são algumas dicas que provavelmente ajudarão você na hora de escolher um vinho para dar de presente no Natal.
Aproveite e leia outro post do blog para ter acesso a produtos de vinícolas de boa qualidade!