Vinhos Pérgola e Zanotto com Massas Italianas
Com muitos preparos, ingredientes, formatos e cores, as massas são um dos pratos mais consumidos em todo o mundo. Assim como o vinho, que pode aparecer em sabores, cores, texturas e idade diferentes. Não é à toa que vinhos e massas se complementam, formando uma das harmonizações mais famosas do universo gastronômico.
Para que a experiência seja completa, é preciso se atentar a alguns pontos. Apesar de alguns afirmarem que não há uma regra propriamente dita para essa combinação, existem vinhos e massas que, se combinados, proporcionam uma experiência ainda mais prazerosa.
O principal segredo no momento de escolher um vinho para acompanhar sua massa é entender a forma de preparo e o molho escolhido. Separamos alguns tipos de molho para tornar a escolha do vinho ainda mais fácil. Confira, abaixo, nossas dicas e explore todo o sabor dessa harmonização!
1. Massa com molho de tomate
Entre as opções de molho, o elaborado com tomates é o mais comum. Opte por vinhos leves e delicados, que apresentem sabores frutados e aromáticos, para combinar com o fruto. As opções vão desde o vinho Rosé até um Merlot.
2. Massa com molho à bolonhesa
Um dos mais famosos molhos e também um dos mais burocráticos. A mistura de tomates, cebola e carne moída pede um vinho caloroso e de boa consistência, como o Cabernet Sauvignon.
3. Massa com molho picante
Para que haja equilíbrio entre vinhos e massas de molho picante, a dica é escolher vinhos mais encorpados e de maior teor alcoólico. Uma ótima sugestão de harmonização pode ser o vinho da uva Syrah, que possui teor alcoólico equilibrado sem deixar de lado o aroma da pimenta.
4. Massa ao molho branco
Molhos à base de manteiga ou mais gordurosos, como os cremosos ou com queijos, pedem por vinhos mais encorpados de leve acidez para equilibrar com os sabores. A uva Chardonnay tem essas características, sendo um ótimo acompanhamento para esses pratos.
Lembre-se: a dica dessa harmonização se dá pela untuosidade do molho e pela estrutura do vinho.
5. Massa com molho funghi
O molho à base de cogumelos pede vinhos mais delicados para não ofuscar o seu gosto. Vinhos mais encorpados e fortes tendem a tirar o sabor característico do prato, prejudicando o equilíbrio e a harmonização dos elementos.
Para massas com molho funghi, os vinhos mais indicados são os Pinot Noir ou até um Carmenére.
6. Massa com molho pesto
De aroma e sabor marcante, o pesto é um molho frio símbolo e sinônimo de Génova e de toda a região da Ligúria. Esse tipo prato pede vinhos brancos de corpo médio, tal como o Vermentino, que possui características frutadas e é mais fresco.
O tipo de vinho Chardonnay também é uma opção de harmonização com o molho pesto.
A combinação harmônica entre vinhos e massas faz com que a refeição seja mais prazerosa, além de permitir que os elementos sejam explorados e percebidos de forma equilibrada.
O que você achou dessa combinação? Conte pra gente nos comentários abaixo!