O vinho é uma bebida universal e milenar. Há muito tempo o homem já conhece os prazeres e benefícios de uma boa taça de vinho — desde a Grécia antiga e o Egito até a Europa Medieval, é sempre possível encontrar documentos históricos que relatam banquetes regados à bebida, o que só demonstra que, de fato, é muito bom harmonizar a refeição com vinho.
Existem vinhos secos e também os mais suaves, e neste post iremos focar nesse segundo tipo, apresentando algumas dicas de pratos para harmonizar com vinho suave. Confira!
1. Churrasco
Se no Brasil o churrasco é parceiro da cerveja, nos países vizinhos, Argentina e Uruguai, a tradição não é tão parecida. Nos pampas, quem acompanha a carne assada é o vinho. Cada carne se entrosa melhor com um tipo de vinho, mas para não errar na combinação vale apostar em um vinho bem diplomático. O rótulo ideal para quem procura equilíbrio entre o vinho seco e suave é um bordô suave.
2. Carne de aves
Por oferecer cortes leves e magros, a carne de frango cai muito bem com vinhos que sigam a mesma linha na leveza. Nesse ponto, vale ressaltar que os vinhos brancos acabam sendo a pedida mais comum para a harmonização. Mas, para quem prefere o tinto, vale a pena investir em um exemplar mais suave e jovem.
3. Massas
A harmonização de vinhos e massas depende muito do molho escolhido. Um molho branco pode cair muito bem com um vinho branco, enquanto o molho vermelho pede uma companhia igualmente rubra. Os vinhos tintos mais suaves combinam bem com pratos feitos com molhos mais simples e não tão condimentados, como um molho ao sugo feito com tomates italianos bem maduros.
4. Peixes
Assim como as aves, os peixes caem muito bem com os vinhos brancos. Tanto os suaves como os secos são bem-vindos nessa harmonização. Se você gosta de peixe, mas não abre mão do vinho tinto, é possível juntá-los ao utilizar uma carne um pouco mais acentuada, como é o caso do bacalhau ou do salmão. Em ambos os casos, aposte em um tinto jovem.
5. Sobremesas
Para quem não abre mão de uma taça de vinho após o almoço, saiba que é possível encontrar boas harmonizações. Além das clássicas combinações de doces com vinhos do Porto e outros vinhos licorosos, é possível servir a sobremesa com um espumante mais adocicado. A combinação do gás com o açúcar é uma delícia, mas é preciso cuidado para não carregar demais na sobremesa e acabar ocultando o sabor do vinho.
Por mais que a harmonização de pratos e vinhos seja algo bem comum e democrático, nem toda comida combina com essa bebida. Não é recomendado servir vinho com pratos de temperos muito acentuados, como é o caso do dendê na moqueca ou bobó de camarão ou do curry na comida indiana. Eles travarão uma verdadeira guerra de sabores em suas papilas gustativas, deixando a refeição “confusa”.
Essas foram as nossas dicas de pratos para harmonizar com vinho suave. Lembre-se de que o seu paladar é quem deve guiar as harmonizações. Mesmo que fujam das regras preestabelecidas, o importante é o prazer de acompanhar um belo prato com um bom vinho!
Quer ficar por dentro de mais dicas gastronômicas e relacionadas ao universo dos vinhos? Então não deixe de assinar a nossa newsletter. Você terá acesso a conteúdos exclusivos, dicas e curiosidades.