Saiba mais sobre a uva bordô e seus benefícios
Bastante comum em sucos e vinhos de mesa, a uva bordô tem muitas características peculiares, oferece benefícios para a saúde e reserva muitas possibilidades para ser utilizada. Você quer conhecer mais sobre ela? Continue a leitura para descobrir.
Características da uva bordô
Essa uva é de origem norte-americana, mais especificamente em Ohio, nos Estados Unidos. Pertence à família vitis americana, também conhecida como vitis labrusca. Hoje ela é cultivada em todo o Brasil, sendo uma das variedades de uvas mais importantes dentre as cultivadas no Rio Grande do Sul e na região Nordeste.
O principal fator responsável pela sua expansão é sua fácil adaptação a diversas condições climáticas. Além disso, tem boa produtividade e resistência natural a algumas doenças que assolam a viticultura, o que a torna fácil de ser cultivada.
A uva bordô possui cor vívida e intensa, em tons de violeta. Seu gosto também é forte, apresentando inclusive uma sensação de amargor na boca.
Utilidades
Graças ao seu sabor amargo e intenso, é bastante incomum o consumo desta fruta in natura, motivo pelo qual é difícil encontrá-la em feiras e mercados.
Sua utilização aqui no país está mais relacionada à produção de sucos e de vinhos de mesa. Mas por causa de seus benefícios, estuda-se a possibilidade de ampliar os seus campos de utilização.
Benefícios
Sua cor intensa expressa uma característica relevante: a uva bordô é rica em pigmentos. Os pigmentos das uvas, encontrados principalmente nas cascas e nas sementes, são conhecidos pelas suas diversas propriedades funcionais, como:
-
ação antioxidante, protegendo o corpo de efeitos colaterais causados por radicais livres;
-
ação antibacteriana, sendo eficaz no combate a algumas bactérias patogênicas;
-
capacidade de inibir a enzima associada à reprodução da leishmania, protozoário causador da leishmaniose;
-
capacidade de diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL), prevenindo problemas cardiovasculares como o entupimento de veias, entre outros;
-
capacidade de aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), fortalecendo o sistema cardiovascular (quando o consumo da fruta é aliado à atividade física).
Em razão de todas esses benefícios para a saúde muitos médicos e nutricionistas indicam o consumo diário de um copo de suco de uva tinta integral, visando ao fortalecimento do sistema cardiovascular.
O vinho certamente também oferece esses benefícios, ainda que em concentrações diferentes (é sempre importante não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas).
Outros usos da uva
A maior concentração de pigmentos está nas cascas e nas sementes das uvas, e essas partes não são utilizadas no mosto principal para a elaboração da bebida, sendo descartadas durante o processo.
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) feito especialmente com uvas bordô conseguiu separar e triturar estes componentes e transformá-los em pó. O próximo passo agora é estudar se mesmo essa forma de consumo oferece benefícios à saúde.
Essa pode ser uma grande oportunidade para ampliar o mercado das uvas bordô, pois esse pó, se comprovados seus benefícios, pode ser utilizado como corante natural, na elaboração de remédios, cosméticos, entre outros produtos.
Gostou de saber mais sobre a uva bordô? Então, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais?