Como abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas? Descubra!
Uma garrafa de vinho na mão, mesa montada, mas, cadê o saca-rolhas? Quem nunca se viu nessa situação? Ainda mais com uma rotina cada vez mais corrida, esquecer (ou perder) esse pequeno — mas importante — objeto não é algo tão difícil. Nessas horas, como abrir vinho de rolha sem um saca-rolhas?
Acredite, esse tipo de imprevisto é algo tão comum que está entre as perguntas mais pesquisadas nos buscadores. E não é tão complicado como pode parecer, mas é preciso ter muito cuidado com a sua segurança e a de quem está por perto, afinal, estamos manuseando facas, garrafas de vidro e outros objetos que podem ser perigosos.
Sem mais delongas — pois os seus convidados devem estar esperando ou você já está bastante curioso — vamos às dicas superúteis para abrir uma garrafa de vinho sem um saca-rolhas por perto. Confira!
Como funciona um saca-rolhas?
Não é preciso ser um amante dos vinhos para conhecer e saber do que se trata um saca-rolhas. Os mais comuns, basicamente, são compostos de duas partes: um puxador (que pode ser produzido de vários materiais diferentes) e um talo de metal em formato de espiral, rosca ou hélice que se acopla a esse puxador.
Hoje em dia, há diversos modelos que funcionam como uma “alavanca” na hora de retirar a rolha: você gira o espiral e, em vez de usar toda a sua força para puxá-la para fora, basta abaixar a haste (que pode ser uma ou duas, dependendo da peça).
Vale lembrar que o espiral produzido em teflon não danifica a rolha, logo, é uma melhor escolha.
Existem, ainda, o modelo elétrico — sim, ele faz todo o trabalho sozinho! — e o de pressão, que utiliza a força do ar que é colocado dentro da garrafa por meio de uma agulha. Apesar de incrível, esse tipo de saca-rolhas deve ser utilizado com cautela em garrafas mais envelhecidas, pois a pressão pode quebrar o vidro.
E mesmo com tantas opções de saca-rolhas disponíveis no mercado, o que fazer se você não tem nenhum em mãos para abrir a sua garrafa? Manter a calma e seguir as nossas instruções são o primeiro passo!
É possível abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas?
É claro que o saca-rolhas facilita muito na hora de abrir um vinho. Mas não é porque você não está com esse artefato no momento que vai deixar de degustar a bebida, não é mesmo?
Usando a criatividade, é possível conseguir a façanha de abrir o vinho sem ter um saca-rolhas. Antes de começar, dê atenção apenas para alguns detalhes.
A segurança de todos ao redor
Como você vai conferir daqui a poucas linhas, algumas técnicas para abrir a garrafa envolvem objetos pontiagudos ou facas. Ou seja, por mais habilidoso que seja, acidentes podem acabar acontecendo. E como, provavelmente, você ainda não tem experiência nesse tipo de coisa, os riscos são um pouco maiores.
Por fim, talvez essa não seja a primeira bebida da noite — e com o nível de álcool no sangue um pouco mais alto, o cuidado deve ser redobrado. Concentre-se, não se afobe e coloque sempre a sua segurança (e a de todos) em primeiro lugar. Você não quer estragar o evento tendo que correr à emergência para fazer um curativo, não é mesmo?
A segurança do vinho
Brincadeiras a parte, ao utilizar métodos alternativos para abrir a sua garrafa sem o saca-rolhas, é possível que caiam fragmentos de cortiça dentro da bebida, principalmente se a rolha estiver um pouco ressecada. Evite que isso aconteça o máximo possível, pois isso pode alterar o sabor (e, obviamente, a textura) do seu vinho.
Se você tiver que optar, deixe que a rolha inteira caia lá dentro, em vez de pequenos pedaços: é muito mais fácil de tirar e não “suja” o conteúdo. Guardar a bebida na posição correta também ajuda bem a abri-la!
Mas se você fez de tudo e a rolha caiu no vinho (inteira ou em pedaços), a sua primeira ação deve ser decantar a bebida. Para retirar os fragmentos de cortiça, utilize um filtro de café, panos de ataduras ou um elegante funil para vinho, se você tiver um.
Como abrir vinho de rolha sem o saca-rolhas?
Então, vamos às dicas de como abrir o seu vinho sem um saca-rolhas por perto,
Tente com diferentes parafusos
Não é tão difícil encontrar parafusos em casas ou estabelecimentos comerciais. Mesmo naquelas que não têm a famosa caixinha de ferramentas, sempre há um parafuso perdido em algum canto.
O que você precisa fazer é escolher um relativamente grande — quanto maior o objeto, menor a chance de a rolha partir. Depois, é só apertar o parafuso, deixando uma parte para fora da rolha, e puxar. Se precisar, utilize um martelo ou alicate para ficar mais fácil.
Utilize uma corda
Uma corda pode ajudar a puxar a rolha para cima. A técnica não é muito complicada, mas é preciso ter cuidado para não despedaçar a cortiça. O primeiro passo é usar um objeto pontiagudo para furar e atravessar a rolha.
Em seguida, dê um nó em uma corda – ou cadarço, barbante etc. – e utilize o mesmo objeto pontiagudo para atravessar o nó na rolha. Depois, é só puxar com bastante cuidado até a rolha sair e aproveitar o seu vinho com tranquilidade!
Transforme a faca em um saca-rolhas
Uma faca não é tão difícil de encontrar, ela está em, praticamente, qualquer lugar. Então, na ausência de um saca-rolhas, transforme uma faca em um. O ideal é utilizar aquelas lisas e pontiagudas, mas a de serra funciona também.
É só enfiar a faca na rolha até onde der e girar, com cuidado, ao mesmo tempo em que faz uma leve pressão para cima. Com paciência, a cortiça sairá.
Use seu sapato
Na ausência de qualquer objeto, é o sapato que vai te salvar na hora de abrir o vinho. Essa é uma das técnicas mais divulgadas, mas não necessariamente a mais fácil. É preciso ter força e cuidado.
Funciona da seguinte forma: apoie a base da garrafa dentro de um sapato e bata-os diversas vezes, de maneira ritmada, na parede ou no chão. Aos poucos, você verá a rolha subindo devido à pressão.
Empurre a rolha
Essa não é a melhor solução, pois podem cair muitos pedaços de cortiça no vinho. Mas é melhor conseguir abrir, mesmo caindo um pouco da rolha, do que ficar sem a bebida, não é mesmo?
A primeira coisa é fazer um furo na rolha para que o ar entre. Depois disso é só arrumar um objeto para ir empurrando-a para dentro da garrafa. Se os pedaços de cortiça te incomodarem, basta utilizar uma peneira ou um decanter.
Existem rolhas mais práticas?
Além das tradicionais (e bem antigas) rolhas de cortiça, existem as opções em material sintético e, mais atualmente, as rolhas de rosca.
Ainda há bastante discussão acerca desse pequeno objeto no universo do vinho, pois, apesar da sua praticidade, há quem diga que a rolha de rosca não preserva o vinho da mesma forma — e ainda há o mito de que esse tipo de vedação é utilizado apenas em rótulos mais baratos.
Um ponto bastante positivo para as rolhas de rosca é que elas evitam o “bouchonné”: um fungo que se aloja nas tampas de cortiça, deixando o vinho com um odor bastante desagradável. Além disso, as opções de rosca são mais interessantes do ponto de vista comercial, visto que têm um custo-benefício mais atraente.
A verdade é que muitos produtores de vinho vêm testando o produto, envelhecendo as suas bebidas com essa rolha e fazendo diversos testes para ter certeza do resultado, e oferecer o melhor para os seus consumidores, é claro. Afinal, as rolhas de cortiça já tem a sua eficiência comprovada há séculos!
O que é possível notar no mercado é que alguns produtores têm optado por manter as rolhas de cortiça em seus vinhos de guarda, enquanto que os rótulos de consumo rápido vem com a opção de rosca. Logo, não é uma questão de qualidade superior ou inferior do vinho, apenas de estilo.
Depois de abrir, como fechar a garrafa de vinho?
Deu tudo certo! Você conseguiu abrir a garrafa sem usar um saca-rolhas, o vinho foi apreciado, mas ainda sobrou um pouco. É claro que a sua deliciosa bebida não vai ser jogada fora, principalmente depois de tanto esforço, não é verdade?
A boa notícia é que, tomando alguns cuidados básicos, é possível preservar a sua bebida e mantê-la saborosa por mais 2 ou 3 dias. Você, pode, por exemplo:
- guardar a garrafa na geladeira na posição vertical, minimizando o contato do oxigênio com a superfície do vinho, afinal, é esse contato do ar com a bebida que provoca a oxidação;
- utilizar tampas próprias para isso (como as rolhas a vácuo) ou transferir o seu vinho para pequenas garrafas — mais uma vez, evitando o excesso de oxigênio em contato com o líquido;
- no caso de um vinho com tampa de rosca, sirva a bebida e feche de novo a garrafa instantaneamente, impedindo o contato do vinho com o ar.
Pronto! Agora você aprendeu bastante coisa sobre o assunto e é praticamente um expert em como abrir vinho de rolha, não é verdade? O imprevisto de não ter um saca-rolhas em mãos não vai mesmo impedi-lo de apreciar bons momentos com os seus convidados. Apenas tome cuidado para não se machucar, ok? Se não estiver se sentindo seguro, vale mais a pena optar por outro tipo de bebida do que colocar a si mesmo e aos outros em risco.
E antes de abrir as suas garrafas com ou sem a ajuda do saca-rolhas, fica a pergunta: você sabe em qual ocasião usar cada tipo de vinho? Nós o ajudamos a escolher os rótulos mais ideais e, também, as melhores taças!