Aprenda como fazer um ceviche delicioso
A internet e até mesmo o grande sucesso dos programas de culinária apresentados na TV têm trazido para dentro das nossas casas novas culturas e pratos típicos de diversas regiões do mundo, o que aumenta o nosso leque de opções culinárias.
Uma dessas ideias que vale a pena anotar no caderno de receitas e experimentar é como fazer ceviche. Um prato tipicamente peruano que tem como base a tilápia fresca marinada em limões, cebola e pimenta — ou em que seu gosto e imaginação mandarem.
Curioso para saber mais sobre essa iguaria? Ansioso para provar? Então continue a leitura e confira todas as nossas dicas.
Primeiro, um pouco de história
É muito mais gostoso saborear um prato quando conhecemos as suas origens, não é verdade? De quebra, ainda podemos “dar uma aula” ao oferecer o alimento para os amigos ou familiares, contando a história da receita e do seu povo.
Por isso, antes de fazer o seu ceviche, saiba que a primeira versão desse prato está registrada como originária de 2.000 a.C., surgida no litoral norte do Peru. Ainda há quem acredite que a receita é japonesa, mas não se engane. Os peruanos são os grandes responsáveis por essa delícia!
No início, eles preparavam a marinada com um fruto parecido com o maracujá, e, no decorrer do tempo, outros ingredientes foram sendo acrescentados: primeiro a pimenta; e com a chegada dos espanhóis no século XVI, o limão tornou-se o responsável pela acidez do prato.
Ceviche, Patrimônio Cultural do Peru
Isso mesmo! O Ceviche foi nomeado Patrimônio Cultural do país e tem até mesmo um dia comemorativo só para ele: 28 de junho.
Se você ainda duvida da importância desse prato, saiba que no Peru existem diversas cevicherias – restaurantes que trabalham com os ceviches, exclusivamente.
Como fazer ceviche, receita clássica
Agora chega de história que já estamos com água na boca! Você vai ver como o ceviche é fácil e rápido de preparar, além de ser muito saudável e perfeito para os dias quentes.
Experimente como aperitivo ou, de uma forma mais sofisticada, como um delicioso acompanhamento:
Ingredientes
- 1 kg de filé de tilápia;
- 10 limões;
- 3 cebolas roxas fatiadas;
- 2 pimentas dedo-de-moça fatiadas;
- 1 colher (sopa) de sal.
Modo de preparo
- Corte a tilápia em cubos médios e uniformes, para que fiquem com a mesma textura: saborosos e gelados por igual. Separe esse peixe fatiado em uma travessa. Uma dica: deixe por baixo desse recipiente com os peixes um outro recipiente com gelo para manter a temperatura da carne baixa enquanto você prepara o restante da receita. Assim, a textura do peixe não será alterada.
- Em outro recipiente, misture a cebola cortada em tiras finas (corte Julienne), a pimenta, o sal e, por último, o suco de limão. Misture bem com uma colher.
- Em seguida, despeje esse líquido na tilápia já fatiada e misture um pouco, para que todo o peixe entre em contato com a marinada.
- Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.
- Sirva em seguida, geladinho e em um belo prato.
Agora que você já conferiu a receita do ceviche tradicional, pode estar se perguntando: mas o peixe é cru? Exatamente! E não há nenhum problema para a sua saúde, pois ao ser colocado em contato com a marinada, o peixe é curado (ou cozido) nessa solução cítrica e ácida.
Ao entrar em contato com o suco do limão, acontece um processo químico onde a proteína do peixe se desnatura, mudando a textura da carne e aumenta o seu sabor.
Outros ingredientes
Como todas as receitas, há algumas controvérsias e várias opções de acréscimos de ingredientes. Há quem prefira, por exemplo, outros peixes brancos em vez da tilápia:
- o linguado;
- o robalo;
- o badejo;
- o namorado.
E cozinheiros que acrescentem outros temperos, que variam entre:
- o coentro;
- o gengibre;
- o milho;
- o azeite.
Ceviche com frutos do mar
Outra deliciosa variação desse prato peruano é com frutos do mar acrescentados na receita original.
Experimente adicionar polvo, camarões ou mariscos à mistura na marinada e surpreenda-se com os sabores que combinam perfeitamente entre si.
Outros peixes também são bem-vindos
Existem, ainda, receitas mais ousadas que substituem o peixe branco por ingredientes como atum, lagosta, lula e utilizam os ingredientes que citamos acima (como o polvo e o camarão) como a proteína principal do prato.
Quem manda nessa mistura é a sua imaginação e o seu gosto.
Tubérculos acompanham muito bem
Para acompanhar o seu leve e delicioso ceviche, aposte nos tubérculos como a batata-doce ou a mandioca.
Cozidas, cortadas em rodelas e dispostas ao lado do seu ceviche, elas completam o sabor e trazem mais saciedade àqueles que acham que apenas o peixe não vai dar conta.
Frutas deixam tudo mais refrescante
Para trazer ainda mais refrescância ao seu ceviche, algumas frutas tropicais são bastante indicadas, pois completam o sabor dos peixes e frutos do mar. Comece com as mais clássicas para não ter erro:
- caju;
- coco (que pode ser servido na própria casca do coco seco, trazendo um charme extra);
- manga.
Ceviche sem peixe
Nós avisamos que as possibilidades do ceviche eram inúmeras!
Pois bem, há quem faça e adore o prato com combinações mais inusitadas, por exemplo:
- couve-flor com quiabo;
- carne seca;
- cogumelo;
- feijão.
Para completar, um bom vinho branco
Pronto! O seu ceviche está geladinho e os amigos já estão chegando para apreciar a nova iguaria que você aprendeu a fazer. É hora de deixar tudo perfeito, harmonizando o prato com um vinho branco de qualidade.
Afinal, os vinhos brancos de boa acidez são excelentes para serem servidos com peixes, pois valorizam ainda mais o sabor dessa proteína e enriquecem a degustação.
Agora que você já é praticamente um especialista em como fazer ceviche com os mais variados ingredientes, que tal uma sugestão de vinho que vai combinar perfeitamente com o seu prato e ajudá-lo a surpreender os seus convidados?
Confira nosso artigo e aposte no vinho branco seco Chardonnay Zanotto, que é bastante equilibrado, com sabor macio, fresco e leve. Bom apetite!