Vinho emagrece? Descubra já!
Muito tem sido falado sobre os benefícios do vinho para a saúde: com moderação, uma dose diária da bebida pode ajudar a evitar problemas do coração, de colesterol e, até mesmo, retardar o envelhecimento.
Mas, o vinho emagrece realmente? Essa é uma pergunta que interessa muita gente, não é mesmo? Afinal, imagine conseguir emagrecer enquanto aproveita uma deliciosa taça de vinho! Seria ótimo, certo?
Para desvendar essa questão sobre o poder do vinho na luta pelo emagrecimento, acompanhe este texto. Você vai descobrir como evitar alguns quilos extras e, principalmente, a melhor forma de cuidar bem da sua saúde. Vamos lá!
O vinho emagrece?
Antes de abrir uma garrafa de vinho para comemorar o fato de que a bebida emagrece, vamos esclarecer as coisas: por ser uma bebida alcoólica produzida à base de uvas e açúcar, o vinho contém calorias — ou seja, ele engorda, sim. Assim como todos os alimentos e bebidas, é preciso estar sempre de olho na quantidade que é consumida.
O que acontece no caso do vinho é que ele é rico em antioxidantes (como os flavonoides o resveratrol), que ajudam na digestão. Com isso, o próprio vinho — e os demais alimentos que você ingere enquanto aprecia a sua taça — é melhor digerido.
Esse processo auxilia no controle do ganho de peso. Conseguiu entender a diferença? Não basta beber uma taça de vinho todos os dias e esperar o emagrecimento mágico! O que a bebida faz é auxiliar na digestão — e, consequentemente, no controle do peso.
Como o vinho pode ajudar a controlar o peso do corpo?
A explicação é simples! Resumidamente, enquanto você bebe a taça de vinho, o seu corpo trabalha produzindo enzimas específicas para digerir o álcool. Ao mesmo tempo em que essa digestão está acontecendo, as calorias também estão sendo queimadas.
Vale ressaltar que essa quantidade de calorias queimadas não é grande o suficiente para que você perceba a diferença na balança — ou na fita métrica.
Aí você se pergunta: mas essa queima calórica vai acontecer independentemente do tipo de bebida que eu tomar, não é mesmo? Sim! Mas com a diferença de que o vinho possui menos calorias do que as outras bebidas alcoólicas (cerca de 100 por taça), além de oferecer diversos benefícios para a saúde, diferentemente de vodka, por exemplo.
O tipo de vinho interfere no ganho de peso corporal?
Apesar de a matéria-prima dos vinhos ser basicamente a mesma (uvas, açúcar e álcool), o tipo da uva e a quantidade de ingredientes presentes podem transformar completamente o conteúdo de cada garrafa.
Por isso, se você está preocupado com o seu peso, é bom ficar atento ao tipo de vinho que consome.
Os vinhos brancos e secos são os menos calóricos, pois possuem uma quantidade menor de álcool e açúcar. Por outro lado, um vinho mais encorpado é mais rico em açúcar (proveniente das próprias uvas) e álcool — logo, é mais calórico.
Um vinho do porto, por exemplo, pode conter até o dobro das calorias do que um vinho branco seco. Uma boa dica para conferir o valor calórico é verificar a graduação de álcool informada no rótulo: quanto menor ela for, menos calorias vai ter a bebida.
Existe uma quantidade mínima de vinho recomendada?
Como já dissemos, o vinho, por si só, não é responsável pela perda de peso. Mas, se você optar por trocar bebidas mais calóricas (como um coquetel ou, até mesmo, um refrigerante, que podem ter até 500 calorias por copo) por uma taça de vinho, vai ingerir apenas 100 calorias. Uma boa substituição, não acha?
Para aproveitar os benefícios do vinho — que vão desde o aumento do colesterol bom até a grande quantidade de antioxidantes —, o recomendado é cerca de duas taças de vinho tinto para os homens e uma taça para as mulheres.
O que é preciso fazer para emagrecer?
Infelizmente, ainda não inventaram uma fórmula (ou uma bebida) mágica que emagrece. Se você está insatisfeito com seu peso, a recomendação é a prática regular de atividades aliada a uma alimentação equilibrada — e, também, a bons hábitos diários, como dormir melhor.
Com essas atitudes, você vai ajudar o seu metabolismo a trabalhar melhor e auxiliar na regulação dos hormônios, o que aumenta a sua qualidade de vida como um todo — desde a sua disposição até a longevidade.
Isso mesmo! Pense que, ao se dedicar a esses fatores em seu dia a dia, você vai ter até mais disposição para seguir a rotina de exercícios e ir para preparar um lanche mais saudável. Esses novos hábitos, com certeza, vão ajudar você a perder peso e a conquistar o corpo desejado — sempre com muita saúde, é claro.
Lembre-se que, ao adotar novos hábitos alimentares, é fundamental contar com o acompanhamento nutricional de um especialista no assunto. Afinal, existem grupos de alimentos que não podem ser retirados da nossa alimentação, assim como outros ingredientes são repletos de nutrientes que podem ajudar você na queima de calorias e na digestão (como é o caso do nosso apreciado vinho).
Com a orientação de um especialista, você vai poder apreciar tudo o que gosta e, ainda, emagrecer! Lembre-se que a moderação, o equilíbrio e a satisfação pessoal são o segredo da felicidade. E uma mente sã é o primeiro passo para um corpo são.
Agora que você já tem a resposta para a dúvida se o vinho emagrece, afinal, e já sabe quais são os tipos da bebida que têm mais calorias, com certeza vai ser mais fácil manter-se na linha, sem abrir mão de uma boa taça de vinho — e de todos os momentos felizes que essa bebida costuma trazer, seja ao lado dos amigos ou de quem você ama.
Esperamos ter ajudado você com o nosso texto! Se gostou do conteúdo e quer conferir mais sobre vinhos e tudo o que esse delicioso universo tem a oferecer, siga a nossa empresa nas redes sociais agora mesmo! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!