Vinho tinto ou branco? Entenda as diferenças entre eles
Vinho tinto ou branco? Essa é a uma questão que parece dividir os amantes do vinho em dois times: há quem pense que o sabor dos tintos muito forte, enquanto muitas pessoas se incomodam com o teor mais adocicado dos brancos. Felizmente, há opções para todos os paladares e essas divergências acabam por se dissolver ao primeiro gole de um bom vinho.
Mas você sabia que as diferenças entre as bebidas vão muito além da cor? São diversos os fatores que tornam essas duas versões tão singulares. Quer saber quais são eles? Pegue o seu vinho preferido e continue a leitura!
As uvas
É importante começar o nosso conteúdo dizendo que todos os tipos de uvas, independentemente de sua cor, podem ser utilizados na produção de um vinho. Além disso, os frutos utilizados são mais doces, menores e têm a casca mais grossa do que as uvas que compramos nos supermercados e nas feiras para consumir in natura.
Geralmente, os vinhos tintos são produzidos com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Carménère, Cabernet Franc e Barbera — lembrando que uma única bebida pode conter mais de um tipo de uva em sua composição.
Já os vinhos brancos são produzidos com as uvas Chardonnay — a mais popular —, Riesling, Sauvignon Blanc e Sémillon.
A forma de produção
A primeira coisa em que pensamos quando falamos do vinho tinto ou branco é a cor da uva, não é verdade? Seguindo essa linha de pensamento, as uvas roxas dariam origem ao vinho tinto e as uvas verdes seriam a matéria-prima do vinho branco.
Mas o vinho, uma bebida surpreendente e especial, não tem o seu processo de produção assim, tão simples!
Tanto os tintos quanto os rosés e os brancos podem ser elaborados com as uvas tintórias. O que acontece é que os vinhos brancos são feitos sem as cascas das uvas, o que causa o tom branco ou mais esverdeado da bebida. Enquanto isso, os vinhos tintos e rosés são fermentados com as cascas e as sementes das uvas — e, quanto mais tempo em contato com essas cascas e sementes, mais avermelhada a bebida vai ficar.
Os taninos
Antes de falarmos sobre os taninos, é preciso citar os polifenóis: além de serem um dos grandes responsáveis pela estrutura do vinho, os polifenóis determinam a cor do vinho e são compostos, principalmente, pelos taninos.
Os taninos, por sua vez, são substâncias produzidas pelas plantas. Eles são responsáveis pelo amargor e pela sensação de ressecamento na boca — a famosa adstringência no paladar. Ou seja, quanto mais escura for uma bebida, mais taninos ela tem. E quanto mais taninos, maior é a sensação de “secura”.
É por isso que os vinhos brancos costumam ser mais leves, apresentar um sabor mais frutado e ter acidez acentuada, enquanto os tintos são mais pesados e secos, mesmo em suas versões mais suaves.
As harmonizações com vinho tinto ou branco
Agora que já sabemos as principais diferenças de paladar de cada um dos vinhos, como descobrir a melhor forma de harmonizá-los com os pratos? Nós temos algumas dicas infalíveis. Confira a seguir!
O que harmonizar com vinho tinto?
Justamente pela alta concentração de taninos e a sensação de “secura” na boca, os rótulos tintos harmonizam perfeitamente com a gordura das carnes vermelhas. Só de pensar nesse equilíbrio perfeito, a boca já encheu de água, não é mesmo?
Outras boas combinações com o vinho tinto são o bacalhau — um dos pouquíssimos peixes que harmonizam com essa bebida —, queijos de sabor mais acentuado — como o gorgonzola e o roquefort —, suflês e as clássicas massas.
Quer pratos ainda mais específicos para preparar e surpreender os seus convidados? Aposte em um espaguete ao pomodoro, no filé ao molho madeira, no ragu de cordeiro ou no risoto de bacalhau. Se a sua experiência na cozinha é um pouco menor, basta abrir o seu vinho tinto e curtir com uma clássica pizza margherita ou quatro queijos. Essas opções não têm erro e agradam a todos os tipos de públicos!
Temperatura ideal para servir seu vinho tinto: 15° a 18°.
O que harmonizar com vinho branco?
A leveza dos vinhos brancos, por sua vez, harmoniza perfeitamente com pratos leves, compostos de peixes, frutos do mar e aves.
Um bom motivo para apostar no vinho branco em algum evento ou comemoração é que a bebida é capaz de harmonizar com todos os pratos de uma refeição, desde a entrada, com saladas, passando pelos pratos principais e finalizando com alguns tipos de doces.
Boas ideias de pratos para acompanhar um bom vinho branco são o clássico filé de salmão, um risoto de camarão e um irresistível Creme Brulée.
Temperatura ideal para servir seu vinho branco: entre 8 e 12 graus.
O espumante
Essa deliciosa bebida mereceu um tópico à parte em nosso conteúdo! O espumante é produzido com uma alta concentração de dióxido do carbono, que resulta em uma fermentação natural — a responsável pelas queridas borbulhas!
Comumente utilizado em momentos festivos, o espumante acompanha perfeitamente canapés, pratos mais leves e muita alegria!
Temperatura ideal para servir seu espumante: 6° a 8° graus.
O vinho rosé
Cada vez mais presente nas prateleiras brasileiras e conquistando mais fãs, o vinho rosé é caracterizado por sua suavidade e leveza. Seu tom belíssimo se dá porque as cascas das uvas ficam pouco tempo em contato com o composto.
O rosé é a combinação perfeita para massas e queijos leves, legumes e verduras gratinadas e carnes magras, como o frango.
Por fim, vale lembrar que são muitos os fatores que influenciam no sabor e no aroma dos vinhos, como a acidez, o tempo de maturação nos barris e, até mesmo, a quantidade de açúcar. Entre tantas opções de vinho tinto ou branco, bom mesmo é ter abertura para experimentar novas possibilidades e apreciar a sua bebida com as pessoas que você ama.
Agora que você já aprendeu a diferença entre os vinhos tintos e brancos, aproveite para comprar rótulos de qualidade superior agora mesmo! Depois, é só escolher algumas de nossas sugestões de pratos para harmonizar com cada bebida e surpreender os seus convidados!
10/06/2020 às 20:30
gostei da matéria, e a diferença em produzir o vinho branco e o tinto.
02/04/2022 às 17:51
Muito obrigado pelo conteúdo achei muito interessante sou fã de vinho tinto e bordô más aprecio o rose também quero esperimentar outros sabores obrigado vinícola campestre pelas informações de todos os vinhos
30/10/2022 às 11:47
Muito obrigado pelas orientações.
Com certeza é uma bebida saudável e de grande valia para a saúde.
05/12/2022 às 08:57
Grato, por apresentar a diferença entre os vinhos tintos e brancos, foi de
grande valia para meus conhecimentos. O vinho Rosé já esta em minha lista para
próxima aquisição.