Combinações de salada e vinho que vão te conquistar
Quando pensamos em harmonizar pratos com os vinhos, normalmente consideramos as proteínas. Isso acontece principalmente por causa dos temperos utilizados em saladas, que podem ser difíceis de combinar com os sabores do vinho. Por isso, muitas pessoas nunca experimentam as deliciosas harmonizações que salada e vinho podem formar.
A harmonização é uma técnica utilizada para valorizar os sabores mais marcantes de um prato. É um conceito muito usado pelas pessoas que apreciam os vinhos, visto que a grande variedade de sabores e notas que ele oferece, além da personalidade complexa da bebida, possibilitam que sejam feitas muitas boas combinações.
É possível harmonizar por contraste ou por afinidade, ou seja, valorizar os sabores a partir da combinação de um vinho e uma comida que tenham semelhanças, ou de um vinho e uma comida que sejam opostos em seus sabores predominantes.
Existem inúmeras receitas de salada que ficam deliciosas quando acompanhadas do vinho adequado. Neste conteúdo, selecionamos dicas práticas de como criar harmonizações deliciosas para que você aumente seu repertório e impressione seus convidados. Quer saber mais? Continue a leitura!
1. Sauvignon Blanc e saladas com molho vinagrete
O molho vinagrete é um clássico da culinária francesa quando se trata de dar sabor a saladas. Em sua versão mais clássica, ele é composto de azeite, vinagre e mostarda dijon, além de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Basta juntar todos os ingredientes e misturar bem para emulsificar, deixando a mistura mais cremosa.
Pelo seu sabor predominantemente ácido, o molho vinagrete deve ser acrescentado apenas na hora de comer, para que não murche as folhas da salada. Os vinhos de Sauvignon Blanc se dão muito bem com acidez e acompanham maravilhosamente qualquer salada da sua preferência que seja temperada com esse delicioso molho.
2. Chardonnay e saladas com molhos à base de creme de leite
Algumas saladas que têm ingredientes secos não se dão bem com molhos muito líquidos. Nesse caso, uma excelente alternativa é optar por molhos feitos à base de creme de leite, que são mais aveludados e cremosos, e não encharcam os outros componentes do prato.
A dica aqui é misturar o creme com líquidos mais ácidos, como o suco de limão e o molho inglês — e não se esqueça de usar sempre o produto fresco, para que o molho não fique talhado.
As saladas que combinam melhor com esse tipo de molho são aquelas com ingredientes mais encorpados e com proteínas. Prefira as receitas que incluem castanhas e queijos.
A uva Chardonnay costuma emprestar sabores e aromas frutados muito fortes aos seus vinhos, por isso, faz parte de combinações deliciosas com saladas ricas, regadas com molhos mais delicados.
3. Gewurztraminer e saladas com maçã
Essa é uma variedade de uva muito peculiar! Sua origem é alemã e o seu nome faz referência à palavra “tempero” na língua germânica. Isso acontece porque ela tem notas muito picantes, que se assemelham à pimenta. Outros sabores comumente associados são as flores e as especiarias.
Por ser tão diferente e ter tanta personalidade, a bebida combina muito bem com alimentos mais leves, como as saladas. Os pratos que têm maçãs como ingredientes se beneficiam da junção da fruta e da uva. Isso acontece porque a maçã é tradicionalmente associada às especiarias e aos sabores picantes na culinária.
4. Assemblage Zanotto e saladas de rabanete
Assemblage é uma palavra francesa que significa “mistura” ou “montagem”. Os vinhos feitos a partir dessa técnica são compostos por mais de uma cepa de uva. Isso é feito de uma forma muito cuidadosa, e as proporções são fruto de muita análise e estudo dos enólogos especialistas, de forma a criar um sabor único.
O vinho Assemblage Zanotto é um vinho branco brasileiro que conseguiu reunir, com muita complexidade, sabores de frutas brancas como pêra e pêssego. A picância e a acidez do rabanete contrastam com esses sabores presentes na bebida, criando uma harmonização deliciosamente única entre salada e vinho. Experimente o modo de preparo oriental do rabanete e delicie-se!
5. Beaumes-de-venise e saladas com laranja
A laranja é um ingrediente que fica ótimo em saladas, tanto pela textura dos gomos, quanto pela mistura da acidez predominante com o dulçor. A fruta combina muito bem com cebola roxa, azeitonas e coentro. Além disso, se dá muito bem com os vinhos do tipo Beaumes-de-venise.
Eles são semelhantes ao vinho do porto, licorosos e doces, mas ao contrário do português, são feitos a partir de uvas brancas. São consumidos principalmente ao final da refeição, mas podem ser servidos também como aperitivos. Essa variedade de vinho é pouco conhecida, mas proporciona uma experiência incomparável, principalmente quando há uma boa harmonização.
6. Pinot Noir e saladas com queijo
Esse vinho tinto francês é um parceiro inseparável dos queijos. Entre todos os vinhos, ele é aquele que tem mais afinidade quando se trata da harmonização com queijos. A uva Pinot Noir é considerada uma variedade de difícil cultivo, mas têm sido obtidos bons resultados em alguns lugares no mundo, como os Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul.
Uma das principais características desses vinhos é a presença de notas de frutas vermelhas. De corpo bastante suave, eles combinam muito bem com a gordura dos queijos e com a acidez. Dê preferência aos queijos mais moles e gordurosos, como o comté.
O vinho é uma bebida muito versátil e que acompanha as refeições como nenhuma outra. Harmonizar salada e vinho não é tão complicado: é preciso apenas escolher os ingredientes e temperos certos para combiná-los com bebidas que tenham boa qualidade e procedência.
Experimente sempre e não se prenda a regras rígidas. Assim, você pode encontrar combinações que agradam ao seu paladar e até mesmo inventar as próprias receitas para desfrutar de uma boa taça de vinho!
Que tal ampliar o seu repertório e incluir a harmonização em todos os momentos da refeição? Assim, você pode ter uma experiência ainda mais deliciosa. Se a proteína do cardápio for um fruto-do-mar, confira as nossas dicas sobre qual vinho mais combina com ele e arrase na harmonização!