Conheça a uva Sangiovese
Se você já consumiu algum vinho italiano, provavelmente já deve ter ouvido algo a respeito da uva Sangiovese. Afinal, trata-se de uma variedade de uma das uvas mais cultivadas na Itália e a protagonista de rótulos importantes. Para se ter uma ideia dessa relevância, a Sangiovese chega a ocupar 10% dos vinhedos instalados em terras italianas.
Como uma das uvas mais famosas da Itália, se existisse um reino das uvas, a Sangiovese certamente ocuparia seu lugar no trono. Entretanto, o número de sinônimos e clones dessa encantadora casta de uvas é grande, por isso ela também produz vinhos que podem ser bastante diversos nos sabores.
Assim sendo, neste post apresentaremos tudo sobre essa variedade tão diferenciada e preciosa — a Sangiovese. Mostraremos sua origem, as características, harmonização e daremos dicas de rótulos que valem muito a pena experimentar. Continue a leitura e confira!
Qual a origem da uva Sangiovese?
Da região da Toscana, na Itália, para o mundo, a Sangiovese pertence à família da Vitis Vinifera e possivelmente é fruto do cruzamento das castas Calabrese Montenuovo e Ciliegiolo. A variedade ampliou sua presença em outros países, especialmente em função de sua excelente capacidade de adaptação a diferentes solos. Tanto é que seu cultivo também já se firmou em regiões da Argentina, da Austrália e dos Estados Unidos.
Vale destacar que a Toscana é reconhecida por ser uma região muito bem conceituada pela presença de vinícolas surgidas a partir de todo o fervor cultural e econômico que marcou o final da Idade Média. Desde essa época, o plantio e cultivo de uvas para a produção de vinhos cresceu bastante e ganhou relevância mundial. Foi neste favorável cenário que a Sangiovese apareceu.
Além disso, o nome Sangiovese tem origem no termo sanguis jovis em latim, que data do século XVI e significa “sangue de Júpiter”, mas provavelmente existe na região da Toscana antes mesmo da era dos Romanos. No entanto, a uva só foi reconhecida após o século XVIII e, depois disso, passou a ser uma das castas mais plantadas da região, porque é justamente na Toscana que ela encontra as condições perfeitas de crescimento.
Outros nomes
Atualmente, o mundo inteiro já consome em quantidades expressivas os vinhos produzidos com a uva. Apesar de a denominação “Sangiovese” ser a mais utilizada, ela é apenas o termo geral que define uma enorme variedade de castas. Apesar de serem do mesmo tipo, as uvas são batizadas de outra forma a partir dos locais de cultivo e consumo, tais como:
- Sangiovese Grosso;
- Brunello;
- Uva Brunella;
- Morellino;
- Prugnolo;
- Prugnolo Gentile;
- Sangioveto;
- Tignolo;
- Sangiovese Piccolo;
- Uva Canina.
Regiões de cultivo
Estamos falando de uma variedade de uva que se adapta muito bem ao local onde é feito seu plantio. Como dissemos, a bebida pode ter vários nomes conforme a região em que é cultivada e consumida, portanto, as Sangiovese também são conhecidas como:
- Sangiovese Grosso ou Brunello em Montalcino;
- Morellino em Morellino di Scansano;
- Prugnolo ou Prugnolo Gentile em Montepulciano.
Quais as características dessa uva?
Tanto a personalidade quanto o estilo que marcam os vinhos da uva Sangiovese são características que dependem diretamente de seu terroir. Por exemplo, na região de Brunello di Montalcino as uvas costumam apresentar uma casca mais grossa e tamanhos maiores. Por sua vez, em Chianti, as Sangiovese têm a pele fina e bagos pequenos. Pode até não parecer, mas essas diferenças produzem resultados variados.
Geralmente, a exploração dessas uvas resulta em vinhos tintos de corpo médio, com taninos que variam de médios a fortes. Do mesmo modo, a Sangiovese é utilizada para produzir os tintos leves ou encorpados, assim como rosés e espumantes. Até mesmo em vinhos de sobremesa a versátil uva italiana já foi vista.
Quase sempre os vinhos produzidos a partir da uva Sangiovese apresentam uma boa expressão de frutas, especiarias e notas herbáceas. Ameixas, cerejas, framboesas e morangos dão à bebida os sabores mais intensos e marcantes. Por fim, além de trazerem taninos firmes e acidez elevada, os rótulos de boa qualidade são muito equilibrados e com final elegante.
Como harmonizar os vinhos Sangiovese?
Na hora de escolher os pratos para harmonizar a experiência com essa preciosa uva italiana, por mais óbvio que pareça, o mais indicado é explorar também a saborosa e tradicional culinária típica da Itália. Isso significa que os vinhos Sangiovese combinam bastante com carnes vermelhas como as de boi, de porco e vitela, bem como com massas e molhos variados.
Em geral, os vinhos tintos menos encorpados acompanham uma massa à bolonhesa ou uma bela pizza bem farta de recheio de queijo. Por sua vez, as bebidas Sangiovese mais encorpadas caem muito bem com gostos mais intensos como os de queijos duros, javali, cordeiro, ragu de linguiça defumada com polenta ou até mesmo um ravioli de funghi secchi.
Quais rótulos de Sangiovese são os mais indicados?
As uvas desta casta e suas variedades são responsáveis por rótulos de qualidade e de grandes destaques no mercado. As melhores sugestões de Sangiovese produzidos no Brasil para fazerem parte de uma adega respeitável ficam por conta dos tintos produzidos na Vinícola Campestre.
Inspirada nas grandes casas europeias, a Vinícola tem uma área extensa para caminhada entre os vinhedos e programação com visita às caves subterrânea e aérea. Líder em vendas de vinhos de mesa, a Campestre fica em uma região alta, onde faz frio durante boa parte do ano, mas os verões são secos com noites amenas. Isso significa que o local tem as condições perfeitas para a produção dos melhores rótulos da uva.
Por fim, com características peculiares e com tantas possibilidades, fica evidente que a Sangiovese — também conhecida como “a joia da Toscana” — é uma ótima opção para fazer parte de suas experiências com a degustação de bons vinhos. Isso se você ainda não tiver experimentado esses vinhos primorosos, é claro!
De fato, quando o assunto é comer bem e beber vinhos de qualidade, nada mais justo que a Itália carregue uma ótima fama ao longo de séculos, certo? Então, que tal conhecer melhor os principais sites sobre culinária italiana?