Afinal, qual vinho é melhor para saúde? Saiba aqui!
Existem muitas controvérsias quando o assunto é sobre qual vinho é melhor para saúde, e mais do que isso, se o vinho de fato tem características que podem beneficiar a vitalidade, energia e bem-estar do corpo humano.
Antes de mais nada, deixaremos claro que o consumo que trataremos neste post é o moderado, que se resume a 2 taças para mulheres e até 4 taças para homens.
Dito isso, como o tema em questão costuma suscitar muitas dúvidas, hoje resolvemos abordar a relação entre vinho e saúde. Neste artigo, você conhecerá alguns dos benefícios dessa bebida e qual tipo é o melhor para sua saúde. Confira!
Melhora a saúde do coração
Centenas de estudos comprovam cientificamente que a ingestão de até 2 taças de vinho tinto faz bem para o coração e pode contribuir para diminuir a propensão aos riscos de problemas cardíacos em até 20%.
Na realidade, o vinho tinto beneficia o coração porque ele age nos fatores que dão causa aos problemas vasculares, como entupimento de veias e artérias em função do mau colesterol, inflamações, diminuição da pressão arterial e coagulação do sangue. Todos esses ganhos ocorrem devido à bem-sucedida mistura de álcool e polifenóis presentes no vinho tinto.
Uma experiência controlada feita pelo Health Professionals Follow-Up Study, é digna de nota pois envolve dados impressionantes, a começar pelo tempo de duração do estudo:12 anos!
Ao longo desse período, 38 mil homens saudáveis, sem indícios e propensões para desenvolver doenças cardiovasculares, tomaram de 1 a 2 doses de vinho por dia, de 3 a 4 vezes por semana. Ao final do teste, o que se constatou foi que eles diminuíram as chances de ter problemas cardíacos em até 32% quando comparados a um grupo que não costumava ingerir vinho.
Diminuição da pressão arterial
Outro benefício proporcionado pelo vinho é a diminuição da pressão arterial, o que acaba por impedir ou diminuir os riscos de infartos e derrames.
Sabe como o vinho diminui a pressão arterial? Simplesmente porque ele relaxa as paredes das artérias, favorecendo a circulação sanguínea e combatendo o aumento da pressão.
Aumenta os níveis de colesterol bom
Uma das grandes vantagens de uma boa taça de vinho tinto é que ao mesmo tempo em que você degusta sua bebida, ela trabalha por você para diminuir a produção do mau colesterol (LDL) e aumentar a produção do bom colesterol (HDL).
Mas, calma, não vai usar essas informações como desculpa para consumir uma garrafa inteira sozinho! Apenas 2 taças já são suficientes para garantir esses efeitos sensacionais para a saúde.
Combate os danos dos radicais livres
Essa notícia é maravilhosa para todos que desejam retardar ou conter os efeitos do tempo, pois os radicais livres são justamente os responsáveis pelo processo de envelhecimento que se abate sobre todos nós, com o passar dos anos. Mas não só isso, aos radicais livres também são atribuídas as responsabilidades pelo desenvolvimento de doenças degenerativas e crônicas.
Porém, para nossa alegria, existe uma substância química presente na casca da uva, chamada de resveratrol que é capaz de combater o aumento dos radicais livres, assim como as inflamações e as etapas de crescimento de um tumor, por exemplo.
O resveratrol é um flavonóide, com propriedade antioxidante. O vinho é uma bebida rica em flavonóides, portanto, ele não é o único ingrediente incrível que existe dentro de uma taça de vinho. Outras substâncias que merecem destaque e que também são flavonóides são a quercetinas e as procianidinas. Os nomes são complicados, mas seus benefícios são inigualáveis, conforme já demonstramos.
Melhora a qualidade do sono
Já notou como você fica mais relaxado depois de uma taça de vinho? Essa sensação é atribuída a um hormônio presente no vinho e encontrado por cientistas italianos: a melatonina.
Esse hormônio é responsável pela boa qualidade do sono, pelo bom humor e pelo alívio do estresse.
Minimiza o risco de diabetes
De acordo com pesquisas realizadas na Universidade de Massachusetts Amherst, o vinho tinto atrasa a absorção da glicose pelo corpo (que ocorre no intestino delgado) e ajuda a prevenir o aumento dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, diminuindo o risco do aparecimento de diabetes tipo 2.
Dessa maneira, mesmo as pessoas que já têm diabetes estão liberadas para consumir essa bebida alcoólica, desde que, é claro, com moderação e a adoção de um plano alimentar adequado.
Previne Alzheimer e demência
Pesquisas realizadas na última década demonstram que o consumo moderado de álcool, em especial de vinho tinto, contribui de forma significativa para a redução de demência, surgimento de Alzheimer e até mesmo de leves declínios cognitivos. As pesquisas foram além e comprovaram que mesmo para o rol de pessoas que não têm predisposição genética para o desenvolvimento de doenças cerebrais existe uma melhora da cognição de forma geral.
Agora que você aprendeu mais sobre os benefícios dessa bebida, deve estar se perguntando, qual vinho é melhor para saúde. Por esse motivo, vamos falar dos vinhos mais indicados para você aproveitar todas as qualidades dessa bebida maravilhosa.
No topo da lista, temos o vinho tinto seco, muito rico nos antioxidantes e flavonóides que mencionamos. O número 1 das nossas indicações ainda tem a vantagem de não ser muito calórico, já que uma taça tem entre 80 a 120 calorias, de modo que pode ser facilmente incorporado aos hábitos alimentares de uma pessoa saudável.
O vinho rosé tem menos potencial antioxidante, mas ganha se a preocupação com a boa forma for mais importante, pois uma taça dessa bebida super refrescante e leve tem apenas 70 calorias.
Já o vinho branco seco não tem fitoquímicos, pois é produzido a partir de uvas sem casca, de modo que todos os benefícios para a saúde são descartados na fabricação desse tipo de vinho.
Porém, pessoas saudáveis podem e devem consumir o vinho branco, ok? Não vamos começar agora uma caça às bruxas, afinal, saúde e bem-estar estão intimamente ligados ao equilíbrio das escolhas que fazemos, e para certos pratos, sem dúvida, o vinho branco acaba sendo a melhor opção de harmonização.
E então, agora que você já sabe qual vinho é melhor para saúde, que tal assinar nossa newsletter para receber nossas informações? Esperamos você!
07/02/2021 às 15:02
Muito boa a informação , vou anexar informações aos meus clientes .
Sou vendendo de vinho somos vinhos SOUZA LIMA.