Mas afinal, o que é perlage? Descubra aqui!
Quem gosta de chegar em casa depois do trabalho, abrir um vinho para relaxar e curte sair com as amigas para brindar a vida com um bom espumante, talvez já tenha lido ou ouvido falar sobre o perlage.
Ocorre que, apesar de não ser um nome totalmente desconhecido dos amantes do vinho, pode ser que existam dúvidas sobre o que é perlage, não é mesmo?
Por isso, vamos explicar sobre o perlage, a sua formação e as suas principais características. Prossiga com a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!
Entenda o que é perlage e como é o seu processo de formação
Saiba que perlage, é o nome dado às borbulhas presentes em bebidas tais como espumante, champanhe e vinhos frisantes. A origem da palavra deriva do francês, perle, que significa pérola, na tradução para o português.
Então, podemos afirmar que perlage são as pérolas existentes nas 3 categorias de vinhos que acabamos de mencionar. O seu processo de formação varia de acordo com o tipo de bebida que se pretende produzir. Nos espumantes e champanhes, as borbulhas são uma decorrência natural da etapa de fermentação.
Já nos vinhos frisantes, o perlage pode ser resultado da fermentação, como também pode ser fruto da adição de gás carbônico após esse processo.
Saiba a importância do perlage para a qualidade do vinho
Algo importante que merece destaque é que o perlage influencia — e muito — a qualidade do vinho e contribui para a identificação de qual foi o método usado na fabricação da bebida, e até mesmo qual o tipo de uva escolhida.
Relação entre o perlage e o tipo de vinho
O perlage presente nesses tipos de vinhos tem uma relação diretamente proporcional à sua qualidade. Isso porque, quanto mais borbulhas a bebida apresentar, mais evidente ficará a atenção e o cuidado da vinícola no processo de fabricação do produto.
Conheça o método Tradicional
O método tradicional de fabricação é normalmente empregado na produção de champanhes e se evidencia por garantir uma bebida com pequenas borbulhas, que mesmo sendo em grande quantidade permanecem presentes até o fim da degustação.
Entenda o método Charmat
Já quando o método empregado na fabricação é o Charmat, o vinho, normalmente um espumante, ostenta grandes borbulhas que são mais evidentes e que podem ter uma durabilidade menor.
Descubra como analisar o perlage de cada rótulo
E aí, está gostando de entender mais sobre esse tema? Quer saber como analisar o perlage da próxima vez que for experimentar um bom espumante?
Então, fique tranquila que vamos apresentar a seguir quais são os principais aspectos que você precisa observar, veja.
Avalie o tamanho das bolhas
Somente por meio da análise das bolhas da bebida é possível descobrir algumas informações interessantes, por exemplo, bolhas menores e delicadas apontam para uma bebida mais fina e de sabor mais agradável na boca.
Já se as bolhas forem muito maiores, elas podem oferecer uma sensação mais adstringente na boca, o que não necessariamente será tão prazeroso.
Observe a sua quantidade
No que se refere à quantidade de bolhas, quanto maior for esse índice, maior é a qualidade da bebida. Borbulhas muito esparsas que logo desaparecem não são desejáveis nesse tipo de vinho.
Além disso, a quantidade de bolhas interfere, ainda que não diretamente, na persistência delas ao longo de toda a degustação, o que nos leva ao próximo tópico dessa avaliação.
Confira a persistência delas
A persistência das bolhas diz respeito à durabilidade delas na taça e têm relação direta com a qualidade da bebida. Sendo assim, quanto maior for a durabilidade, maior é a excelência dela.
Note que quem gosta de espumante e champanhe tem um apreço especial pelo perlage, afinal esse elemento tem tudo a ver com a atmosfera festiva evocada pela bebida.
Aprenda como apreciar o perlage de cada bebida
Já que estamos falando de comemorações, nada melhor que saber exatamente qual tipo de taça escolher para o melhor aproveitamento do vinho espumante ou champanhe.
Pensando nisso, listamos a seguir alguns dos principais aspectos relacionados com uma apreciação impecável desse tipo de vinho.
Acerte na escolha da taça
Nada de desfrutar do seu espumante em qualquer tipo de taça, viu? Pois, a escolha da taça interfere nos sabores, aromas e até mesmo no paladar que você vai sentir na boca.
Eleja uma bela taça, de preferência de cristal, a fim de poder extrair o que há de melhor do seu espumante. Saiba, que essa recomendação não é um exagero, já que a superfície desse material contribui para um perlage mais rico e abundante.
Talvez você queira saber qual tipo de taça de cristal escolher e, nesse sentido, a nossa indicação é que se dê preferência pela taça tipo tulipa.
Aqui, cabe uma ressalva, já que, antigamente, todos indicavam a taça flute para a degustação de espumantes. Porém, atualmente, o entendimento mais moderno é que a taça tulipa, mais aberta em cima, permite uma melhor oxigenação da bebida, garantindo uma evolução sensorial mais interessante.
Saiba como preparar a bebida
Lave a taça escolhida com antecedência e certifique-se de que não existe em seu interior resíduos de gordura, detergente e até mesmo de água. Deixe-a secar em um local arejado, com pouca umidade.
Indicamos ainda que você, evite passar qualquer tipo de pano de prato em seu interior, a fim de não deixar vestígios de linhas ou outros materiais que possam estar grudados no tecido.
Por fim, mas não menos importante, não caia na tentação de resfriar a taça, pois essa prática faz com o que o perlage dure menos.
Faça as melhores harmonizações
Depois de saber todas essas informações, nada melhor que poder acertar na escolha de um cardápio que vai harmonizar perfeitamente com o seu espumante.
Por isso, é bom que você saiba quais são os alimentos mais indicados para acompanhar esse tipo de vinho. Confira abaixo:
- se o espumante for brut, eleja carnes vermelhas magras como o filé mignon ou massas ao sugo.
- para espumante demi-sec os frutos do mar sempre serão uma boa alternativa, assim como sobremesas frutadas.
- já para o espumante extra brut pratos mais intensos e gordurosos, funcionam bem. Escolha entre: lagosta, queijo brie ou camembert, ceviches ou massas com molho branco.
Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre o perlage para que suas próximas degustações possam ser ainda mais prazerosas e satisfatórias.
Agora que você já sabe o que é perlage, compartilhe o nosso post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro desse assunto tão interessante!