Afinal, quais são os benefícios da vinhoterapia?
Os benefícios da vinhoterapia são tão extensos quanto os benefícios do vinho em si. Os polifenóis (compostos da uva e do vinho) são responsáveis por um efeito desintoxicante, clareador, nutritivo, renovador, tonificante e revitalizante.
A vinhoterapia já é bastante conhecida fora do Brasil e agora está sendo utilizada em algumas clínicas nacionais. É uma ótima opção de tratamento para prevenção do envelhecimento da pele, auxiliando no retardamento desse processo. Pode ser usada no corpo e no rosto.
Ficou curioso para conhecer os benefícios da vinhoterapia? Saiba por que esse tratamento faz tão bem para sua pele e para o seu organismo:
Polifenóis
A base da vinhoterapia está nos benefícios trazidos pelos polifenóis, substância muito famosa por reduzir em até 85% os radicais livre responsáveis pelas rugas em nosso corpo.
Eles também são antioxidantes que hidratam e revitalizam a pele, além de auxiliar na aceleração do emagrecimento e remover placas de gordura.
Termogênese
Além de desintoxicar, a vinhoterapia também acelera a termogênese, facilitando a redução de medidas, gordura localizada e celulite. O tratamento pode ser feito com a utilização de cremes específicos ou também com a imersão em banheiras com jatos de produtos à base de uvas.
Normalmente, o tratamento é feito com o produto quente, para ativar ainda mais o processo termogênico.
Para a face
Também é possível fazer um tratamento de vinhoterapia facial. Utilizando linhas de produtos à base de vinho, como sabonetes, esfoliantes e máscaras, o foco é a renovação da pele, trazendo hidratação e firmeza para a pele do rosto.
Em resumo, os benefícios da vinhoterapia são voltados para o combate ao envelhecimento da pele. Um dos segredos da técnica está no resveratrol, um polifenol encontrado principalmente na uva moscatel. Segundo especialistas, ele ajuda a manter a pele mais jovem e elástica. Além disso, a uva tem vitaminas C, A e várias do complexo B, que além de retardar o envelhecimento, eliminam toxinas e ajudam na regeneração do fígado.
Embora recente no Brasil, já na Grécia antiga a humanidade atribuía ao vinho propriedades de cura para o corpo e a alma. E pelo jeito eles estavam certos: atualmente cada vez mais estabelecimentos conhecem os benefícios da vinhoterapia e a oferecem aos clientes, já que o efeito rejuvenescedor é praticamente imbatível. Alguns especialistas asseguram que além de prevenir o envelhecimento das células e hidratar a pele, o tratamento tonifica os músculos.
Cada uva tem propriedades específicas e diferentes resultados. Os vinhos mais utilizados no tratamento são o Chianti, com propriedades relaxantes; o Cabernet e o Merlot, que ajudam a eliminar as células mortas de pele; o Sauvignon, utilizado nas massagens e que tem propriedades tranquilizantes; o Lambrusco, que rico em minerais e ajuda na regeneração da pele; e o Rioja, usado em tratamentos e cosméticos.
E você? Gostou de conhecer os benefícios da vinhoterapia? Sabia que um bom banho de vinho quente pode renovar sua pele e deixar você com uma aparência ainda mais jovem. Se você já teve alguma experiência com esse tratamento, conte para a gente nos comentários deste post!