Aprenda 9 maneiras para remover manchas de vinho
Você recebe os seus amigos em casa para um belo jantar põe aquela linda toalha de linho branca sobre a mesa. Serve uma bela refeição harmonizada com vinhos selecionados a dedo. Depois de algumas taças, alguém acidentalmente derruba um cálice com a bebida de Baco, deixando a toalha manchada.
Diante de tal cenário, a maioria das pessoas não sabe como agir e acaba permitindo que o incidente comprometa a noite. A boa notícia é que você não precisa se desesperar: remover manchas de vinho não é tão difícil quanto parece. Não acredita? Acompanhe o texto e confira!
Não deixe a bebida secar
Quando o líquido acabou de ser derramado, remover manchas de vinho é mais fácil. Entre os principais truques aos quais você pode recorrer, podemos destacar os que seguem:
1. Água quente
Use papel toalha para retirar o excesso de vinho e, em seguida, mergulhe o tecido em água quente. A temperatura mais alta consegue diluir a bebida com mais facilidade. Depois de deixar a peça de molho por alguns minutos, lave com sabão e água, ainda na temperatura alta.
2. Sal
Há quem prefira “sugar” a mancha com sal. Para isso, cubra toda a parte suja com o tempero e deixe descansar por cinco minutos. Como o líquido ainda está úmido, ele vai ser “sugado”. Repita o processo até que o tecido clareie bem e depois lave-o normalmente.
3. Sabonete líquido e água oxigenada
Nessa mistura, a água oxigenada faz as vezes de alvejante, dissolvendo os pigmentos do vinho e facilitando a remoção. Depois de clarear a mancha, lave o tecido.
4. Sabonete líquido e água quente
Mas se você não quiser tirar sua toalha da mesa, umedeça a mancha com água quente misturada ao sabonete líquido. Isso vai impedir que ela seque e será mais fácil limpar tudo depois.
5. Leite fervido
Esta receita é mais antiga, porém funciona. Basta que você encha uma panela com leite, coloque a peça dentro e ferva os dois. Assim que o leite começar a subir, desligue o fogo e deixe tudo de molho. Depois lave com água e sabão.
Use produtos químicos para remover manchas de vinho que já secaram
Se você só reparou a mancha no dia seguinte, e ela já está seca, a tarefa fica um pouco mais difícil. É bem provável que as técnicas citadas acima não surtam efeito e você precise apelar para algo mais invasivo. Nesse sentido, invista nas opções abaixo.
6. Alvejante sem cloro
Sua primeira tentativa deve ser com um alvejante sem cloro, pois é menos agressivo e pode ser usado tanto em roupas brancas quanto coloridas. Deixe a peça de molho no produto por algumas horas e depois a lave normalmente.
7. Água e amoníaco
Se a primeira tentativa não der certo, misture água com amoníaco e coloque a solução em cima da mancha. Esfregue a superfície com uma escovinha e, depois que clarear, lave o tecido todo para remover o produto.
8. Alvejante com cloro
Caso nenhuma das alternativas funcione, o jeito é optar pelo alvejante com cloro. Ele pode ser substituído por hipoclorito de sódio ou cândida. O importante é a quantidade de cloro: muito, pode corroer o pano; pouco, pode não remover manchas de vinho. De qualquer forma, tenha em mente que roupas coloridas podem desbotar com esses produtos.
9. Vinho branco e bicarbonato de sódio
Se você não quiser recorrer a uma alternativa com produtos químicos mais fortes, umedeça a mancha com vinho branco (ou água com gás) e, em seguida, coloque uma pasta de bicarbonato de sódio e água por cima. Deixe assim por algumas horas, umedecendo a mistura de vez em quando. Depois de um tempo, lave a peça.
Viu como remover manchas de vinho não é um bicho de sete cabeças? Pode dar algum trabalho, mas a bebida sai do tecido. No entanto, lembre-se que a mancha varia de acordo com o vinho. Bebidas mais leves e de cor mais suave são mais fáceis de retirar, enquanto os rótulos mais encorpados e escuros são mais difíceis.
Então, agora que você já sabe como remover manchas de vinho, que tal ensinar essas técnicas aos seus amigos? Aproveite e compartilhe este texto em suas redes sociais!
23/01/2020 às 15:29
Gostei muito bom serviço esse dos senhores , tenham um bom final semana .
bebam vinho com sabedoria .
02/04/2020 às 10:18
Adorei as dicas de retirar manchas.
02/04/2020 às 10:21
Adorei as dicas de retirar manchas. Quero realizar uma visita nessa vinícula Campestre. Passamos várias vezes em frente ,quando nos dirigimos à Florianópolis.
05/05/2020 às 09:57
Obrigada Maria Cristina!! Logo estaremos abrindo novamente para visitação! Segue nossas redes sociais que vamos informar por lá! Abraço!!!