Conheça os melhores vinhos para acompanhar pizzas
Conheça os melhores vinhos para acompanhar pizzas
Pizza e vinho são uma dupla perfeita desde a Idade Média, época em que a massa assada sob o sol e temperada com azeite e especiarias era saboreada com um bom cálice da bebida. Você sabe se existe algum segredo para escolher o vinho para acompanhar pizza nos dias atuais?
Diferentemente daquela época, hoje temos sabores variados do prato e produzimos tipos de uvas que originam diferentes aromas, tonalidades e intensidades da bebida. Em razão disso, muitas pessoas podem ficar com dúvidas a respeito da melhor harmonização.
Reunimos aqui algumas dicas sobre como harmonizar adequadamente as pizzas e os vinhos. Experimente as combinações e garanta uma experiência incrível!
Pizza de muçarela e pizza marguerita
Pizzas de muçarela e marguerita são simples quando o assunto é o recheio, mas ricas em sal e gordura. Por isso, harmonizam bem com vinhos de alta acidez (que ajudam a quebrar a gordura do queijo), jovens e com pouco tanino.
Se você optar pelo vinho branco, escolha o Chardonnay, mais encorpado e com notas amanteigadas. Caso prefira o tinto, duas opções interessantes são o Cabernet e o Merlot.
Pizza de calabresa
Uma das pizzas mais queridas pelos brasileiros também merece uma combinação à altura. Para isso, é importante ter atenção ao sabor intenso do prato, porque a calabresa costuma ser bem condimentada e salgada.
Essa pizza harmoniza muito bem com um vinho da variedade Syrah, que tem um sabor macio, leve e robusto, que contrasta bem com a gordura da linguiça. No caso do vinho branco, o ideal é que seja seco e com boa acidez. O Sauvignon Blanc é uma dessas bebidas que combinam muito bem com o prato.
Pizza de pepperoni
Ainda seguindo a linha dos embutidos, a pizza de pepperoni combina muito bem com a intensidade, assim como a de calabresa. O prato traz sabores marcantes e precisa de bebidas que consigam competir à altura, mas ainda de uma forma equilibrada.
Uma boa sugestão de vinho para acompanhar pizzas desse tipo é o Cabernet Sauvignon, que é rico em aromas, principalmente aqueles que remetem a frutas escuras (ameixa, cereja etc.), com taninos firmes e alta acidez. Além desse, um bom rótulo de Malbec, tinto clássico e forte, que também harmoniza bem com o sabor apimentado do pepperoni.
Pizza de atum
O atum deixa a pizza com o sabor bem forte, sendo muito pesado para harmonizar com vinhos brancos. Por outro lado, um vinho tinto pode facilmente prevalecer em relação à pizza.
Para equilibrar com exatidão os sabores, indicamos o Rosé com notas frescas, estrutura e corpo de um tinto. Se ainda assim você optar pelo tinto, uma escolha interessante é o Merlot, que tem baixo tanino e é, geralmente, mais macio.
Pizza de frango com catupiry
O catupiry dá uma certa encorpada na pizza de frango, deixando-a mais untuosa. Dessa maneira, o frisante é uma ótima escolha, por ajudar na limpeza do paladar até a próxima garfada.
O rosé e o tinto Pinot Noir são exemplos de bons vinhos para acompanhar pizzas de frango com catupiry, pois são levemente encorpados e têm acidez de média a elevada, fatores necessários para uma harmonização perfeita. Faça o teste e delicie-se com essa união maravilhosa!
Pizza de rúcula
A pizza de rúcula é bastante leve e requer um vinho que faça sobressair os toques herbáceos do prato, como o Sauvignon Blanc.
Para as pizzas de rúcula com tomate seco, devido à contraposição do amargo da rúcula e o agridoce do tomate, o recomendado é um vinho mais ácido e refrescante, como o espumante.
Pizza portuguesa
A pizza portuguesa tem grande variação de recheios, como a muçarela, o presunto, ovos cozidos, ervilhas, azeitona, tomate, cebola etc. Por não ser tão leve, sua harmonização requer um pouco mais de cuidados, principalmente devido à presença dos ovos.
Sendo assim, você pode optar pelo tinto Merlot de médio corpo aveludado ou o Cabernet Sauvignon, que são bastante versáteis e harmonizam bem com esses ingredientes.
Pizza de presunto cru
A ocasião pede uma pizza mais rebuscada? A de presunto cru executa bem esse papel. Geralmente ela vem acompanhada de figos, que trazem doçura ao prato. Devido a essa composição, os vinhos para acompanhar pizzas desse tipo precisam ser tão marcantes quanto.
Um bom exemplo são aqueles feito a partir da uva Tannat, que têm a influência dos taninos e acidez moderada. Além disso, as notas aromáticas desse vinho contam com tons frutados, capazes de harmonizar bem com os figos.
Pizza de cogumelos
Shimeji, shitaki e outros cogumelos frescos, quando combinados à massa assada da pizza, têm um sabor que sobressai e agrega maciez ao prato.
Por isso, devemos escolher um vinho igualmente terroso para equilibrar a união, afinal, bebidas mais encorpadas poderiam encobrir muito o sabor do prato. Bons exemplos para combinações são o Pinot Noir e o Merlot.
Pizza de quatro queijos
Os queijos e os vinhos são praticamente feitos um para o outro, não acha? Por isso, esse tipo de pizza é um dos mais pedidos quando o acompanhamento é uma bebida tão especial. Devido à combinação de texturas, o prato pode oferecer diferentes sensações ao longo da refeição, até porque pode ser composto de queijos como provolone e gorgonzola, que têm sabores mais potentes.
Para harmonizar, um vinho branco leve e fresco pode ser uma excelente pedida. O Chardonnay, por exemplo, possibilita um bom contraste de sabores. No caso dos tintos, o Pinnot noir cai muito bem por se tratar de uma bebida com sabor delicado.
Pizza de chocolate
As pizzas doces também chegaram para agradar muitos paladares, trazendo uma experiência gustativa sensacional. O melhor é que elas também podem ser combinadas com um bom vinho.
Ao falarmos de uma pizza cujo protagonista é o tão amado chocolate, não devemos deixar de lado os rótulos mais licorosos e encorpados, como o Chardonnay, que contrasta perfeitamente com o doce feito à base de cacau. Não deixe de experimentar!
Pizza de banana com canela
Para quem anda fugindo do doce intenso do chocolate, há também a pizza de banana com canela, que consiste em uma opção mais equilibrada e menos calórica — o que faz dela um pedido recorrente em muitas pizzarias.
Para uma combinação agradável, os espumantes são muito bem-vindos para acompanhar. Nesse caso, você pode recorrer a um espumante Moscatel e, certamente, não vai se arrepender, pois a doçura da bebida e a acidez para limpar o paladar equilibram bem com a pizza de banana com canela. Sem falar da característica aromática da bebida, com tons frutados e florais, que deixam a experiência ainda melhor.
Mostramos aqui que é possível escolher um bom vinho para acompanhar pizzas e que, sobretudo, essa união é digna de uma experiência gastronômica maravilhosa! Vale ressaltar que não há certo ou errado quando o assunto é harmonização, pois o ideal é que você experimente diversas combinações e encontre a sua preferida.
Agora, é só escolher seu rótulo ideal, preparar sua pizza preferida e conquistar paladares com grande facilidade! Já decidiu qual é o melhor vinho para acompanhar sua pizza favorita?
Compartilhe este post nas suas redes sociais e faça com que seus amigos também acertem nas escolhas para deixar as noites da pizza muito mais agradáveis!