5 receitas que harmonizam com vinho para comemorar o dia dos pais!
O dia dos pais é uma data especial e a ocasião é perfeita para reunir a família e demonstrar o carinho e gratidão a uma pessoa tão importante. É um momento de usar a criatividade e surpreender o pai, proporcionando um dia memorável.
A gastronomia é indispensável para tornar essa experiência ainda mais agradável e marcante, afinal, todos gostam de saborear um bom prato acompanhado de um vinho e boas companhias! Com certeza são fatores essenciais para um dia inesquecível.
Se você ainda não sabe o que fazer no dia dos pais, está no lugar certo! Confira neste post 5 receitas que harmonizam com vinho para fazer um jantar ou almoço perfeito e impressionar toda a família!
Vinhos: um presente clássico para o dia dos pais!
Escolher um presente para alguém tão especial pode gerar dúvidas, principalmente devido à grande variedade de opções. De fato, o gesto significa muito para quem recebe, mas já pensou em fugir dos presentes comuns e apostar em algo diferente?
O vinho é uma bebida milenar e muito sofisticada, que causa boa impressão e torna tudo mais especial. É um presente que agrada a todos os gostos, desde os pais enófilos aos que gostam simplesmente de apreciar um bom vinho sem conhecer os detalhes técnicos da sua produção.
5 receitas para harmonizar com o vinho
A harmonização entre o vinho e o prato que será preparado é essencial para o sucesso. Nesse contexto, é preciso considerar a receita e o tipo de vinho ideal, para uma combinação impecável.
Para ajudar, veja 5 exemplos perfeitos de harmonização entre pratos e vinho!
1. Carré de cordeiro caramelizado
Saboroso e fácil de preparar, o Carré de cordeiro caramelizado é um prato que combina com massas ou risoto. É uma receita apropriada para o dia dos pais, com ingredientes facilmente encontrados nos mercados. Os ingredientes para 6 porções são:
- 6 costelinhas de cordeiro;
- 2 colheres de azeite;
- 2 colheres de mel;
- 1 ramo de alecrim;
- 3 colheres de vinagre balsâmico;
- 4 colheres de tomilho fresco;
- 1/2 colher de chá com pimenta-do-reino;
- 1 colher de chá com sal.
Para preparar, basta aquecer o azeite e dourar as costelinhas, adicionar sal, pimenta-do-reino, tomilho e alecrim. Após isso, frite por aproximadamente 2 minutos e regue com vinagre e mel. O prato é servido com risoto ou massa acompanhado de um vinho do tipo Malbec, que tem sabor prolongado e taninos mais doces.
2. Bruschetta caprese
A Bruschetta é um prato que se assemelha a um petisco, muito bem-vindo para acompanhar um bom vinho. A receita é bem fácil de fazer e utiliza poucos ingredientes, sendo eles:
- fatias de pão italiano;
- azeite;
- tomates picados;
- manjericão picado;
- muçarela de búfala;
- azeitona preta sem caroço;
- pasta de azeitona preta.
O preparo é bem simples. Primeiro, unte uma assadeira com azeite e organize as fatias de pão, passe a pasta de azeitona entre as fatias e coloque a mistura de tomate e manjericão temperados com sal, pimenta e azeite.
Coloque a muçarela, regue com azeite e leve ao forno por 15 minutos. Sirva com um vinho Merlot, que é um vinho de textura mais seca e encorpada, harmonizando perfeitamente com o prato.
3. Filé ao molho de queijo
Este é mais um exemplo de receita para quem deseja ter praticidade, pois exige poucos ingredientes, conta com um preparo rápido e é bem fácil de fazer. A combinação de sabores é incrível. Você vai precisar dos seguintes itens:
- uma peça de filé mignon;
- cebola;
- sal;
- pimenta;
- queijos a gosto;
- manteiga;
- creme de leite;
- salsinha e cebolinha.
Faça o filé grelhado e com tempero a gosto. Para o molho, frite o alho na manteiga e adicione os queijos; após derreter, coloque o creme de leite e mexa até ficar consistente. Quando estiver no ponto, tempere com salsinha, cebolinha e pimenta.
Sirva o prato com uma salada de folhas frescas e batatas assadas. O melhor vinho para acompanhar é o Syrah, pois tem características mais suaves e marcantes.
4. Cogumelos recheados com queijo brie
A receita consiste em rechear o cogumelo Paris, conhecido também como champignon, com queijo brie e parmesão. Pode parecer complicado, mas é um prato bem fácil de fazer. Os ingredientes são:
- cogumelos Paris;
- cebola picada;
- salsinha picada;
- parmesão ralado;
- queijo brie picado.
Limpe o cogumelo, retire os talos e pique-os para compor o recheio. Em uma panela, adicione o os talos, cebola picada e refogue, após desligar o fogo acrescente o queijo brie e a salsinha e misture.
Coloque os cogumelos em uma assadeira e os regue com azeite, faça o recheio e salpique o parmesão. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos. O vinho ideal para harmonizar com a receita é o Cabernet Sauvignon, devido à sua alta concentração de taninos e acidez, que proporcionam uma degustação apurada.
5. Espaguete à bolonhesa
O espaguete à bolonhesa é tradicional e um dos pratos preferidos de quem ama cozinhar. Você pode usar a criatividade e utilizar ingredientes de sua preferência, deixando a receita personalizada. Veja os ingredientes básicos:
- carne moída;
- bacon;
- 2 dentes de alho picados;
- 3 tomates picados;
- 1 cebola;
- sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 folha de louro;
- extrato de tomate;
- 1 pitada de açúcar;
- queijo ralado.
Refogue a carne moída com o alho e cebola na mesma gordura que o bacon foi frito e depois acrescente o extrato, tomates, sal, louro, uma pitada de açúcar e a pimenta.
Faça o macarrão em outra panela até ficar al dente e em seguida coloque em uma travessa, cubra com o molho e salpique queijo ralado. Como é um prato marcante, combina com um vinho Cabernet Sauvignon ou Malbec.
Presentes no dia dos pais são um gesto de carinho!
O vinho é indispensável para acompanhar as receitas da comemoração do dia dos pais, contribuindo para que o grande homenageado aproveite uma experiência gastronômica inesquecível.
Apreciar um bom vinho é algo reservado a momentos especiais, por esse motivo, presentar o seu pai com um vinho é muito mais que dar a ele uma bebida de qualidade, mas uma demonstração de carinho e o prestígio de viver momentos que ficarão na memória.
A Vinícola Campestre há meio século produz vinhos de alta qualidade e trabalha com as reconhecidas marcas Pérgola e Zanotto. Independente do perfil do seu pai, você vai encontrar o tipo de vinho ideal, desde os suaves aos finos, com todo o sabor e características únicas dos Campos de Cima da Serra.
Portanto, se você deseja proporcionar ao homem mais importante da sua vida emoções fantásticas de olfato e paladar, em um momento de descontração e boas conversas, o vinho é o presente perfeito e a melhor alternativa para comemorar o dia dos pais.
Gostou do post? Agora que você já viu receitas saborosas e que o vinho não pode faltar nessa comemoração, conheça os vinhos finos da Vinícola Campestre, que são incríveis para tornar os momentos ainda mais especiais!