Entenda como diferenciar os tipos de vinho
Consumido desde os tempos mais remotos, o vinho pode trazer diversos benefícios à saúde como prevenir doenças, combater infecções e o cansaço, reduzir colesterol e ser ótimo para o nosso coração. Mas para que seu potencial seja inteiramente aproveitado, é importante saber os tipos de vinho que irão combinar mais com cada ocasião.
Separamos dicas sobre alguns dos principais tipos de vinho para que você possa aprender um pouco mais sobre a composição e como esse fator pode influenciar na degustação da bebida. Confira!
Tipos de vinho: como escolher?
O vinho pode ser classificado por sua cor, aroma, coloração, produção, graduação alcoólica e tipo de uva. Esses fatores ajudam na hora de escolher o tipo de vinho mais apropriado para sua recepção ou para degustar junto ao um determinado alimento. Conheça mais abaixo:
Cabernet Sauvignon
Originária de Bordeaux, França, a uva do Cabernet Sauvignon é a mais difundida pelo mundo por sua alta qualidade e adaptabilidade.
É também conhecida como “a rainha das uvas tintas”. Harmoniza bem com carnes vermelhas e com massas à bolonhesa.
Merlot
A uva do vinho Merlot também é originária de Bordeaux e se assemelha ao Cabernet quando falamos do seu sabor balanceado. Porém, ostenta aroma mais frutado e sofisticado. Pode ser consumido ainda jovem, mas quando envelhecido em barricas de carvalho, apresenta textura rica e toque de chocolate.
Democrático, o Merlot pode acompanhar diversos tipos de carne, queijos mais robustos como o azul e o cheddar e também massas com tomate e molho picante.
Vinho do Porto
Também conhecido como vinho de sobremesa, o vinho do porto é um vinho de classificação doce e é produzido na região de Douro, Portugal. Possui variações entre tinto e branco e um grande teor alcoólico. É naturalmente doce, já que em seu processo de fermentação é adicionado destilado de uva já na fase inicial.
Além de harmonizar com aperitivos e sobremesas, o vinho do porto também é uma boa escolha para acompanhar queijos mais salgados.
Jerez
Originário do extremo sul da Espanha, o vinho de Jerez (e também pode ser escrito como Xérèz ou Sherry) é um vinho branco doce que passa por um amadurecimento com fungos e diversos processos de desidratação da uva durante a sua produção.
Possui ainda adição de destilado e é envelhecido em barricas. Faz par perfeito com queijo parmesão, guisados e carnes de caça.
Chardonnay
A uva chardonnay é considerada a rainha das uvas brancas. Originária de Borgonha, na França, essa uva proporciona vinhos ricos, complexos e bem estruturados.
É utilizada na produção de vinhos brancos nobres e também espumantes, sendo uma das uvas que mais se beneficiam com o envelhecimento em carvalho.
Aves e frutos do mar são os alimentos mais indicados para harmonizar com esse tipo de vinho.
Sauternes
Branco e doce, o vinho de Sauternes vem da conhecida região e Bordeaux, na França. Seu processo de elaboração ocorre através da “podridão nobre”, que consiste na ação do fungo Botrytis cinerea na uva em sua fase final de amadurecimento. O fungo age na pele da uva, desidratando-a e aumentando a concentração de açúcar. Para amantes de queijos fortes, como o Roquefort, esse vinho é uma ótima escolha.
Para que o vinho seja aproveitado por completo, ele deve ser sempre consumido de forma proporcional. Conhecer os tipos de vinho torna mais fácil a degustação e melhorar a experiência sensorial da comida.
Entre os vinhos citados, quais são seus tipos de vinho preferidos? Conta para gente nos comentários!