Saiba tudo sobre nosso Espumante Moscatel Rosé
O espumante é um tipo de vinho que resulta do processo de duas fermentações e pode ser branco ou rosé. O Champagne, no entanto, se trata de um tipo de espumante, mas vale dizer que nem todo espumante é Champagne: afinal, o nome “Champagne” se refere à província histórica em que ele é produzido, na região norte da França.
Para a elaboração do vinho espumante rosé, podem ser usadas diferentes espécies de uvas. Dependendo do tipo de espumante que se deseja elaborar, caso seja um espumante Moscatel, as uvas utilizadas serão da família das Moscatos.
Neste post, vamos falar sobre as características e harmonizações do espumante Moscatel Rosé. Se você gosta dessa bebida, vai adorar a leitura!
O que é o espumante Moscatel Rosé?
A uva moscato se originou provavelmente na Grécia e alcançou todo o Mediterrâneo há mais de cinco milênios. No Egito, ela encontrou um terroir muito propício ao seu desenvolvimento.
A moscato é popular em toda a Europa e adaptou-se bem a várias regiões do mundo, principalmente ao Brasil e, mais especificamente, à Serra Gaúcha.
As uvas moscatéis podem ser, brancas, rosadas ou tintas. Um exemplo é a moscatel rosa que recebe esse nome devido ao aroma de rosas que oferece, porém, existem outras uvas moscatos que são rosadas, como a Moscato Hamburgo. Um espumante Moscatel Rosé apresentará uma coloração rosada devido a presença destas uvas.
Quais são os métodos de produção?
O espumante Moscatel Rosé pode ser fabricado por métodos diferentes, como Champenoise, Charmat e Asti. Vamos falar sobre o segundo método.
O método Charmat se divide em duas fermentações, sendo a segunda realizada em tanques de aço inoxidável chamados de “autoclaves”. As autoclaves ajudam que o vinho aguente a pressão da próxima fermentação, em que o gás carbônico é aprisionado e são acrescentadas as leveduras que dão início à fermentação do álcool em uma temperatura que varia entre 8º C a 10º C. É fundamental manter controle sobre a temperatura.
A segunda fermentação é o que garante um maravilhoso perlage e outras características do vinho. O perlage se refere às borbulhas de gás carbônico que se formam sempre que um espumante é colocado nas taças. Trata-se de um nome de origem francesa, cujo significado é “colar de pérolas”.
Sobre o método Asti, vale destacar que é uma variação do Charmat, acontecendo também dentro de uma autoclave. Mas aqui a bebida passa somente por uma etapa de fermentação. O suco das uvas segue para a cuba e, quando o teor alcoólico fica entre 6 e 10% (por escolha da vinícola e/ou do enólogo), ocorre um choque térmico. O espumante é resfriado de forma rápida (entre -3 e 0ºC), para em seguida ser engarrafada para venda e consumo.
Quais são as harmonizações do espumante Moscatel Rosé?
Os espumantes em geral são leves e frutados, fáceis de beber por longas noites de verão e dias de temperatura amena. Na grande maioria das vezes, eles vão bem, sem esforço, com muitos tipos de carnes gordurosas e queijos pesados; também combinam lindamente com chocolates e grande variedade de doces.
É claro que existem notas de degustação comuns aos espumantes rosé. Mas algumas variedades, obviamente, se destacam pelo sabor diferenciado. O espumante Moscatel Rosé tem, como principal característica, o aroma florado e frutado intenso. Mesmo para quem não aprecia vinhos doces, essa bebida pode ser apreciada, pois o doce é balanceado com a acidez, o que origina uma experiência suave e refrescante.
Você pode servir o espumante Moscatel Rosé como entrada, para acompanhar aperitivos, queijos suaves, saladas e mesmo massas leves. Também harmoniza bem com sobremesas como crumble de abacaxi, tortelete de frutas vermelhas, torta de maçã, cheesecake frutado, bolo, salada de frutas, amêndoas secas, sorvetes, mousses, biscoitos tipo waffer e doces em geral.
Além desses pratos, a bebida harmoniza bem com preparados agridoces, com gorduras e molhos. Preparados mais encorpados, com cremes e uma suave doçura, também caem bem com Moscatel Rosé.
Esse vinho é mais adequado em quais eventos?
O espumante Moscatel Rosé pode ser saboreado em qualquer época do ano e em qualquer evento. Por exemplo, é um ótimo presente para o Dia das Mães, caso a sua goste de bebidas. É um vinho leve e adocicado na medida certa, principalmente para as mamães idosas.
Também pode ser usado em outros eventos como, festas de casamento, encontros entre amigos aos finais de semana, reuniões familiares como as festas de final de ano, festas de aniversário, Dia dos Pais e assim por diante.
Por se tratar de um vinho leve, mesmo pessoas que não são habituadas a beber podem saboreá-lo de forma descontraída. O mais importante é entender que o espumante trata-se de uma bebida que pode ser consumida em qualquer ocasião, não necessitando de uma data específica.
Veja algumas dicas de como servir drinks do espumante rosé de uva moscato em ocasiões especiais:
- summer berries: espete framboesas, amoras e mirtilos em palitinhos (de preferência, palitinhos de bambu) e coloque um espetinho em cada taça;
- cherry bomb: em uma taça, coloque 10 ml de xarope de cereja, adicione cubos de gelo e espumante moscatel Rosé e, para completar com chave de ouro, sirva ramos de alecrim e cerejas;
- bonjour: em uma taça de 150 ml, despeje 1 dose de suco de melancia, complete com o espumante e com meia dose de licor de menta (para efeitos estéticos e para aprimorar o sabor, você pode colocar um pequeno pedaço triangular de melancia na borda da taça e um ramo de menta no centro dela, mergulhado na bebida).
Quais são as características do Espumante Moscatel Rosé Zanotto?
Uma dica de um bom espumante Moscatel Rosé é o espumante Moscatel da Zanotto. Ele apresenta cor rosa claro de aspecto límpido e brilhante. Seu perlage é delicado e abundante, com uma coroa fina e persistente.
Apresenta notas florais lembrando rosas e notas frutadas como, pêssego branco e pera, pode-se identificar também algo de fruta vermelha como framboesa e um leve toque de mel. No paladar apresenta uma acidez mediana perfeitamente equilibrada com a doçura, além de possuir um bom volume e persistência em boca.
Seu teor alcoólico é de 8%, sendo indicado servir à uma temperatura entre 6° – 8°C.
O que acha do espumante Moscatel Rosé? Já o experimentou? Gosta de seu saboreá-lo? Que tal conhecer mais sobre a versão Zanotto? Aproveite para conferir todos os produtos e ofertas da Vinícola Campestre!