Harmonização de vinhos e carnes: confira 5 dicas
Como o Brasil é um país tropical, de clima variável entre calor de dia e friozinho ou chuva à noite, os vinhos vem ocupando uma fatia cada vez maior no mercado de bebidas, e conquistando ainda mais adeptos.
Por isso, mesmo fora do inverno, há sempre aqueles apreciadores que não dispensam o consumo da bebida o ano todo, buscando intensificar essa experiência saborosa, e aprofundar seu conhecimento através da harmonização de vinhos conforme o prato.
Harmonização de vinhos
O fato é que tanto os amantes do vinho, quanto os leigos que desejam apenas alternar o menu de bebidas oferecidas durante um jantar intimista, por exemplo, se deparam com um leque rico em sabores e aromas para todos os gostos.
Mas é preciso saber combinar adequadamente, sobretudo se você vai oferecer um cardápio que inclui carnes. Por isso, confira agora algumas dicas imprescindíveis para que o seu jantar seja um sucesso, e delicie-se com esse aprendizado suculento.
Considerações iniciais
Para se tornar um expert, entenda primeiramente, que os vinhos são avaliados considerando dois aspectos importantes:
- corpo: pode ser leve (liquidez semelhante à água), médio (acidez tipo a do suco de laranja), ou encorpado (espesso como um suco de manga);
- taninos: são encontrados nos vinhos tintos e interferem no sabor conforme a etapa de amadurecimento da uva. Os mais jovens trazem taninos mais agressivos, enquanto os mais velhos aproximam-se de um sabor mais ameno.
Romance carnívoro
As carnes e o churrasco marcam presença em várias regiões do país, aliando a culinária brasileira, geralmente, às bebidas geladas, como a cerveja e a caipirinha.
Porém, assim como as carnes, o vinho também se configura como uma opção bastante democrática, mesmo no calor. E não é de hoje que esse par romântico vem agradando a paladares sofisticados que buscam uma experiência diferente e única.
Você sabia que pode oferecer vinhos em um churrasco? Tudo vai depender dos ingredientes utilizados.
Como o vinho é um cavalheiro distinto, ele deixa para a dama, a carne, comandar a escolha do parceiro de acordo com os temperos e molhos utilizados na preparação.
Regra de ouro
O sabor da carne deve ser sempre equivalente ao sabor do vinho. Veja alguns exemplos:
- as carnes consideradas mais gordas e ricas em proteínas como os bifes ou churrascos combinam com os vinhos mais encorpados como o Cabernet Sauvignon e o Tannat, compostos por uvas muito tânicas;
- já as carnes mais leves, de sabor menos intenso, como peixes cozidos no vapor, ou a carne de porco, se ajustam aos vinhos tintos mais delicados ou brancos.
- a acidez do prato também deve combinar com a do vinho, por isso quanto mais gordura, maior deve ser o teor ácido da bebida para equilibrar;
- a carne de porco é gordurosa, mas seu sabor não é tão marcante, por isso a indicação de um vinho mais leve neste caso.
De olho no molho
E não adianta pensar na carne sem pensar no molho, pois o sabor do prato é ressaltado com as especiarias utilizadas para temperá-lo.
Por isso, um caldo à base de creme de leite, por exemplo, requer um vinho mais ácido, justamente por conta da gordura.
Em contrapartida um fondue de queijo com filé em cubos harmoniza com um vinho tinto de corpo médio, como, Merlot.
Já se o molho for mais apimentado, invista sem erro no Cabernet Sauvignon. O mesmo fondue de queijo com camarão, por sua vez, pede um vinho branco.
Espumantes
Por falar em vinho branco, escolha-os sempre para acompanhar peixes com molhos de queijo mais suaves, e camarão. Para o salmão grelhado também invista em vinhos brancos ou tintos mais suaves.
O espumante vale também para a indicação de um tempero cítrico, como no caso do salmão ao molho de maracujá, por exemplo.
Os especialistas indicam que o melhor vinho é sempre aquele do qual você mais gosta. Por isso, com bom senso e criatividade, você vai aumentar o desejo de seus convidados por outras reuniões como esta.
Agora que você já aprendeu mais sobre a harmonização de vinhos, que tal compartilhar com seus amigos? E não pode faltar um brinde à união e à amizade. Tim tim!