O que é Terroir e como ele influencia na produção dos vinhos?
Entre os termos que envolvem o conhecer e apreciar vinhos finos, terroir é um dos mais usados. Mas o que ele significa?
O terroir é um conceito que se refere à interação entre solo, clima, altitude e práticas vitivinícolas de uma região, que juntos conferem características únicas aos vinhos. É esse conjunto de fatores que diferencia um vinho do outro, mesmo que sejam feitos com a mesma uva. Com a mudança de terroir, de características da região em que a videira foi plantada, uvas da mesma variedade podem se tornar vinhos completamente diferentes.
Campos de Cima da Serra: Um Terroir Excepcional
A Vínicola Campestre está localizada na região dos Campos de Cima da Serra, em Vacaria (RS), uma área privilegiada por sua altitude de quase 1000 metros e grande amplitude térmica, com dias quentes e noites frias. Essas condições são ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade, que desenvolvem aromas e sabores intensos e complexos. Com mais de 20 anos de estudos, identificamos que as uvas que mais se adaptam a região são Merlot, Pinot Noir, Sangiovese, Chardonnay, entre outras. Tecnoligias de de ponta e práticas sustentáveis são a chave para garantir que cada safra exprima plenamente as características do terroir.
Terroirs Famosos
Assim como os vinhos finos Zanotto, muitos dos melhores vinhos do mundo são moldados pelo seu terroir. Bordeaux, na França, é conhecido por seus solos de cascalho e clima marítimo, que produzem vinhos complexos e equilibrados. Na Itália, a região da Toscana tem solos argilosos e clima mediterrâneo, ideal para a Sangiovese. No Napa Valley, nos Estados Unidos, o clima quente e seco, combinado com solos variados, resulta em vinhos ricos e encorpados.
Te convidamos a degustar os vinhos Zanotto e descobrir quais são os seus favoritos produzidos pelo nosso terroir. Um brinde ao conhecimento!