Quais vinhos harmonizam com pratos vegetarianos? Venha descobrir!
As dietas com restrições ao consumo de carne têm se tornado muito populares nos últimos anos. As pessoas fazem essa opção por diversos motivos, como a preservação do planeta e a proteção dos animais. Se você já é vegetariano ou considera a possibilidade de se tornar, e também é um apreciados de vinhos, saiba que pratos vegetarianos e diversos tipos dessa bebida podem combinar muito!
Neste conteúdo, listamos algumas dicas de harmonizações que não incluem as proteínas de origem animal e que são ótimas para experimentar e aperfeiçoar o seu paladar. Continue a leitura, confira as informações a seguir e desfrute da sua paixão pelo vinho, seja qual for o prato escolhido!
Vegetarianismo e vinhos
É comum que as pessoas pensem que as melhores harmonizações possíveis sejam aquelas que combinam vinhos e carnes. Isso acontece porque, embora a alimentação vegetariana venha ganhando espaço, ela ainda é escolhida por uma pequena parte da população.
Você vai encontrar muito mais conteúdos voltados para as pessoas que comem carne, quando o assunto é harmonização, mas não se engane: os sabores e as nuances que se pode encontrar em alimentos que não têm origem animal são infinitas. Inclusive, se pararmos para pensar, perceberemos que muitas das notas que compõem o sabor de pratos com carne vêm de vegetais.
Harmonizações de pratos vegetarianos e vinhos
Se você é um apreciador de vinhos, já deve estar familiarizado com o conceito de harmonização, mas não custa relembrar: ela consiste no uso de contrastes ou de semelhanças entre os pratos e o vinho para ressaltar as melhores características de sabor de ambos. A seguir, falamos sobre algumas harmonizações simples com pratos vegetarianos comuns.
Legumes grelhados
Os legumes grelhados são uns dos alimentos mais comuns nas refeições de pessoas que não comem carne, principalmente aquelas que cozinham em casa. Isso acontece, principalmente, por causa da facilidade do preparo e do grande valor nutricional que uma combinação de diversos legumes pode ter.
Esses alimentos costumam ser temperados com alho e ervas de sabores mais marcantes, por isso, a harmonização mais comum é feita com vinhos encorpados e de sabor proeminente, como aqueles feitos com as uvas Cabernet Sauvignon.
Conservas e pickles
Do mais básico, passamos para o mais complicado. A harmonização com pickles e conservas é um dos maiores desafios que os apreciadores de vinhos encontram, principalmente os vegetarianos. É possível encontrar boas combinações se você tiver um bom repertório de sabores e um revendedor de confiança, que te ofereça variedade.
Procure vinhos que tenham notas minerais marcantes, pois elas têm a capacidade de lidar bem com a acidez das conservas e dos pickles, sem contaminarem muito o gosto deles e mantendo o seu próprio sabor. Um exemplo são os vinhos do tipo Rosé. A maioria deles consegue acompanhar muito bem esse tipo de alimento!
Cogumelos
Os cogumelos têm um grande protagonismo nas dietas vegetarianas por oferecerem uma excelente quantidade de proteína e por terem um sabor forte, que se assemelha na potência àqueles encontrados nas carnes. Conseguir harmonizá-los com vinho é fundamental para quem parou de consumir proteínas animais.
Atualmente, há dezenas de tipos de cogumelos sendo cultivados e consumidos, e eles têm características bastante distintas. Um bom exemplo são aqueles do tipo Shitake, de origem oriental e muito apreciados no Brasil. Eles ficam sensacionais se refogados com alho e manteiga, e melhores ainda se forem acompanhados por um bom vinho do tipo Carménère.
Saladas frescas
Em um país como o Brasil, de clima tropical, as saladas frescas com muitas folhas, frutas e molhos úmidos são uma referência nas dietas vegetarianas. Existem inúmeras receitas desse tipo, mas muitas pessoas ainda consideram um desafio harmonizar esses pratos vegetarianos com os vinhos de sua preferência.
A dica é buscar frescor, além de notas ácidas e frutadas par deixar a salada ainda mais refrescante. Os vinhos brancos são, certamente, a harmonização mais comum com esse tipo de receita. Experimente os vinhos feitos com uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Massas
Por fim, mas não menos importante, está a harmonização mais clássica que se pode pensar entre pratos vegetarianos e vinhos. A Itália é uma grande referência na fabricação de ambos, e a imigração desse povo do mediterrâneo para o Brasil fez com que houvesse grande influência dele na nossa cultura. Não podemos deixar de falar do clássico encontro entre massas e vinhos, certo?
O queijo é o protagonista no universo das massas que não levam carne, porque ele consegue levar a gordura necessária para dar untuosidade e elasticidade às massas. Os vinhos mais leves, como o Pinot Noir e o Merlot, são os preferidos, mas você pode buscar sabores mais marcantes e combinações mais ousadas, dependendo da circunstância, do tipo de queijo, da ocasião e até do clima.
Criatividade é tudo
Se, com todas essas combinações, você ainda não encontrou a resposta para impressionar quem você gosta ou se satisfazer com uma boa refeição completa, a dica é usar a sua criatividade. Ter um vasto repertório de sabores de vinhos é muito importante para fugir do óbvio e criar verdadeiras obras de arte de harmonização. Então, o mais importante é experimentar vinhos novos com frequência.
Além disso, lembre-se que a harmonização pode ser feita por contraste ou por semelhança. Considere cuidadosamente os atributos que mais te agradam em determinado prato e procure a melhor forma de ressaltá-los com um bom vinho.
Essas são as nossas dicas sobre harmonização de pratos vegetarianos com vinhos. Esperamos que você tenha encontrado informações que possam te ajudar a desfrutar mais da dieta que tenha escolhido, com pratos que possam ser acompanhados por essa bebida milenar e tão adorada em todo o mundo.
Experimente sempre e se mantenha atualizado, consumindo vinhos de qualidade e com garantia de origem, fornecidos por produtores e vendedores confiáveis. Dessa forma, você sempre encontrará maneiras de harmonizar os pratos que escolher. A variedade de combinações é infinita! Encontre o sabor que mais tem a ver com o seu gosto e não tenha medo de arriscar! O que importa é sempre a sua satisfação!