Saiba qual vinho combina com frutos do mar e arrase na harmonização
Você sabe qual vinho combina com frutos do mar? Mesmo que você já tenha algum conhecimento sobre vinhos, essa pergunta pode vir à mente ao pensar em servir esse tipo de cardápio aos seus convidados.
Afinal de contas, os frutos do mar não são exatamente o tipo de comida que apreciamos diariamente (ao menos, não a maioria dos brasileiros) e, por isso, temos pouca convivência com eles — não conhecendo sabores, texturas e aromas tão profundamente a ponto de saber com qual vinho esse tipo de alimento harmoniza melhor.
Além disso, os frutos do mar, de forma geral, apresentam formas de cocção diferenciadas: são carnes delicadas, tanto na consistência quanto no paladar. Mas tenha calma, pois fazer a harmonização de vinhos e frutos do mar é mais fácil do que parece! Acompanhe a leitura e confira!
A importância de saber qual vinho combina com frutos do mar
Ao pensar em frutos do mar, o que, exatamente, vem na sua cabeça? Camarões, ostras, lagostas, polvos? Esse é o primeiro motivo de conhecer os tipos de harmonizações possíveis para esse grupo de alimentos: trata-se de uma seleção bastante vasta, e a escolha certa dependerá de uma série de fatores que começam com qual é a proteína que você decidiu preparar.
Em seguida, é preciso perceber se o molusco ou crustáceo é extraído de água doce ou salgada, o que também influenciará na escolha da sua garrafa. O próximo passo é definir o tipo de prato que será preparado, se a receita é simples ou mais complexa e qual será o tipo de cozimento.
Mas porque tudo isso importa, afinal? Porque devido a características da carne, como textura ou sabor, será necessário escolher um vinho diferente, com maior ou menor acidez, maior ou menor leveza etc.
Então, agora que você já sabe o porquê de fazer uma harmonização correta para valorizar o seu prato (e o seu vinho), continue a leitura para descobrir quais são as melhores combinações.
Os vinhos mais indicados para cada alimento
Existe uma regra geral de que frutos do mar harmonizam com vinhos brancos, e essa é uma verdade. Mas dizer que eles harmonizam apenas com esse tipo de vinho é um mito.
Há, sim, a possibilidade de diversificar um pouco mais as suas harmonizações, surpreendendo e encantando os seus convidados. Mas antes de continuar a sua leitura, vale lembrar que o que trazemos aqui são apenas ideias de algumas combinações já testadas e aprovadas por apreciadores desse tipo de alimento e também de vinhos, certo? Veja só!
Ostras e Sauvignon Blanc
Está aí uma combinação perfeita entre os moluscos e os vinhos. Independentemente da forma de preparo ou, ainda, se serão consumidas in natura, as ostras são muito valorizadas quando consumidas com vinhos brancos, frescos e com um bom teor alcóolico, como o Sauvignon Blanc.
Mas se você quer sair do clássico, experimente esses frutos do mar na companhia de um bom espumante. O segredo dessa harmonização está na sensação de limpeza que a bebida proporciona ao paladar, retirando o excesso de salinidade da ostra.
Quer mais uma opção? Vá de vinhos verdes portugueses sem medo de errar!
Camarão e Chardonnay
Um vinho mais forte e encorpado como o Chardonnay é a companhia perfeita para um prato de camarão. Se o seu vinho for mais envelhecido, com passagem por barris de carvalho, melhor ainda!
As características do Chardonnay harmonizam muito bem com peixes mais gordurosos e também com preparações na manteiga, como acontece, muitas vezes, com o camarão.
Para deixar tudo mais especial, você não precisa separar esses dois, deixando o camarão no prato e o vinho na taça: existem diversas receitas de camarão ao Chardonnay em que a bebida faz parte do molho, deixando tudo simplesmente irresistível.
Lagosta e Gewurztraminer
A aromática uva alemã de nome bastante complicado é perfeita para harmonizar com a carne simples e delicada da lagosta. Macia, leve e que vai muito bem em pratos frescos, esse fruto do mar também combina com vinhos igualmente refrescantes e aromas sedutores, como os Gewruztraminer.
Para completar tamanha refrescância, os rótulos dessas uvas devem ser consumidos gelados, em uma temperatura de cerca de 9 graus.
Polvo e Pinot Noir
Um clássico de várias culinárias mundo afora, o polvo pode ter diversas formas de preparo, cocção e acompanhamentos — sendo tradicional em cozinhas bem distintas, como a portuguesa e a japonesa, por exemplo.
Por isso, a escolha do vinho pode (e deve) variar de acordo com a sua receita, mas uma sugestão clássica é o Pinot Noir, com características leves e aromáticas. Viu só? Frutos do mar com vinho tinto! Ainda que seja com a uva mais brancas das tintas.
Outras boas harmonizações com os tintos leves são preparos de polvos cozidos no molho de tomate. Vale a pena experimentar!
Porque escolher bons vinhos para fazer a harmonização
Os frutos do mar são alimentos ao mesmo tempo delicados e com sabores marcantes e únicos. Também são conhecidos por seus preços um pouco elevados, pelo menos na maioria dos estados brasileiros. Por isso, selecionar os melhores rótulos para apreciar junto com essas iguarias é uma forma de valorizá-las ainda mais — tanto no sabor quanto na apresentação.
Como já dissemos no início deste texto, não temos no Brasil um forte costume de comer esse tipo de alimento no dia a dia, ou seja, os frutos do mar já são naturalmente mais consumidos em ocasiões especiais. Você não servirá um prato como esse acompanhado de qualquer vinho, não é mesmo?
E lembre-se que tão importante quanto escolher os melhores rótulos é fazer as suas compras de grandes fornecedores, como diretamente das vinícolas, que garantem segurança e variedade em todo o processo.
Viu como não é difícil descobrir qual vinho combina com frutos do mar? Na verdade, o que mais influencia nessas combinações são as características das carnes e as formas de preparo: mais leves ou mais gordurosas, por exemplo. Com essa base em mãos, temos certeza de que você será capaz de experimentar as suas próprias combinações e se surpreender!
Gostou deste conteúdo? Antes de pensar em suas próximas harmonizações, compartilhe este texto em suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem com água na boca!
09/04/2020 às 09:43
Muito obrigado , gostei da aula de vinhos e acompanhamentos tenham uma boa semana .