Do quentão ao vinho quente: 8 receitas de festa junina com vinho
A queda das temperaturas a partir dos meses de abril e maio é sinal de que o São João se aproxima. Saber como fazer quentão e vinho quente é muito bom para aproveitar uma das bebidas preferidas dos dias frios, o vinho — e também para fazer muito sucesso nas suas receitas de festa junina.
Isso mesmo! O vinho é aquele companheiro ideal para os momentos mais intimistas, onde tudo o que queremos é aproveitar em um lugar quentinho e na companhia dos amigos ou daquela pessoa especial. Para acompanhar, um fondue ou uma boa massa são perfeitos.
No entanto, saiba que os vinhos, tanto o tinto quanto o branco, podem sair do aconchego do seu lar e irem parar nas animadas festas juninas, dando um toque especial às celebrações caipiras de junho e julho. Confira algumas receitas e prepare-se para os elogios!
Harmonização do vinho com as comidas típicas
Há quem pense nas festas juninas e não consiga imaginar a sofisticação do vinho fazendo parte da celebração e combinando com as comidas mais tradicionais. Porém, se você ama cozinhar, provavelmente sabe que isso é um engano, pois vários tipos de vinhos harmonizam perfeitamente com todas as delícias de uma data como essa. Veja só algumas dicas:
- bolos, cocadas e canjicas: use vinhos de boa estrutura e equilibrado como o vinho tinto bordô Pérgola.
- espetinhos e churrascos: vinhos tintos têm uma acidez ideal para amenizar a sensação de gordura desses quitutes.
Lembrando que, nas noites mais frias, o vinho por si só já ajuda a elevar a temperatura corporal, se tornando um ótimo companheiro para as festividades. Experimente o seu tinto preferido com uma deliciosa paçoca e surpreenda-se!
Receitas de festa junina com vinho
Não é apenas o vinho em sua versão original, uma das protagonistas das celebrações caipiras. A bebida também pode ser transformada em drinks e promete agradar a todos os convidados.
1. Quentão
Apesar de a versão mais típica do quentão ser feita com cachaça, o vinho vai muito bem com os ingredientes da receita. É um jeito de começar a inovar aos poucos, oferecendo a mesma bebida, mas com um toque inusitado. Desafie os seus convidados a descobrir o que há de diferente na sua versão.
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de açúcar;
- 1 raiz (pequena) de gengibre;
- 6 a 8 cravos da índia;
- 1 litro de vinho;
- 1/2 litro de água.
Modo de Preparo
Coloque uma panela em fogo baixo e derreta o açúcar. Acrescente o vinho e mexa. Em seguida, coloque o gengibre picado em finas rodelas, mais os cravos. Tampe a panela e deixe a mistura ferver entre 5 e 10 minutos. Sirva-o ainda quente.
1.2 Quentão de vinho branco
Caso queira uma bebida mais leve ou não aprecie o sabor da cachaça, você pode experimentar a receita com o vinho branco. O preparo é o mesmo da receita de quentão tradicional acima — apenas substitua o vinho tinto por um vinho branco mais adocicado.
2. Sangria
Essa é uma daquelas receitas com muitas variações, porém todas são saborosas. Escolhemos uma com algumas opções de ingredientes opcionais — quem sabe você não cria a sua sangria personalizada?
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de caldo de laranja;
- 1 maçã fuji;
- ½ abacaxi congelado em cubos médios;
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- cubos de gelo a gosto;
- ½ garrafa de vinho tinto;
- 1 lata de água tônica;
- ¼ de xícara (chá) de gim (opcional).
Modo de preparo
Coloque o caldo da laranja em uma jarra grande e reserve. Lave, seque e corte a maçã (com a casca) em fatias finas, no sentido da largura, então misture com o caldo da laranja. Agora, na mesma jarra, acrescente os cubos congelados de abacaxi e o açúcar (tomando cuidado para não partir a maçã em rodelas).
Leve essa mistura para a geladeira por, no mínimo, 30 minutos, enquanto o vinho e a água tônica também gelam. Ao servir, misture as frutas, o vinho e a água tônica (e o gim, se você quiser).
3. Sagu de vinho
Aquele doce que costuma ser preparado com suco de uva (ou outros sabores) ganha uma versão mais adulta, com o acréscimo de um bom vinho tinto.
Ingredientes
- 9 xícaras (chá) de água;
- 1 ½ xícara rasa de sagu de mandioca (sem sabor);
- 4 xícaras de vinho tinto de qualidade;
- açúcar, canela e cravo a gosto.
Modo de Preparo
Em uma panela, ferva a água com a canela e o cravo. Adicione o sagu e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que as bolinhas fiquem transparentes. Coloque o vinho e o açúcar, cozinhando por mais 5 minutos. Retire do fogo e coloque na tigela onde o sagu será servido (ou em taças de sobremesa). Deixe gelar na geladeira.
4. Vinho quente
Essa receita é um clássico das festas juninas, não é verdade? A bebida com vinho mais conhecida dessa época do ano é, também, muito fácil de fazer.
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de água fervente;
- ½ xícara (chá) de açúcar;
- 1 limão cortado em rodelas;
- cascas de 1 laranja;
- 1 maçã cortada em cubos;
- 12 cravos-da-índia;
- 3 unidades de canela em casca;
- 1 ½ xícara (chá) de vinho tinto seco;
- rodelas de limão para decorar.
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque a água já fervente. Ponha o açúcar, as rodelas de limão, o cravo-da-índia, os cubos de maçã, as cascas de canela e de laranja e misture. Deixe ferver. Depois, abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Com uma peneira, coe o líquido e misture tudo com o vinho tinto. Sirva quente, em copos decorados com rodelas de limão (ou ao seu gosto).
5. Vinho quente aromático
O vinho quente é tão delicioso e faz tanto sucesso nas festas juninas que existem algumas variações além da tradicional. Se você quiser surpreender os seus convidados e fazer uma receita ainda mais irresistível, capriche nessa versão aromática. Além de algumas especiarias, aqui, o protagonista é o vinho branco!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água;
- 1 garrafa de vinho branco;
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 laranja grande e madura;
- gengibre (mais ou menos 3 cm) cortado em finas fatias;
- 5 cravos da índia;
- 3 anis-estrelado.
Modo de preparo
Comece preparando a laranja: retire a sua casca, mantendo a parte branca, com a ajuda de um descascador de legumes. Enfie os cravos nela e coloque-a em uma panela. Em seguida, acrescente a água, o açúcar, o gengibre e o anis-estrelado. Leve ao fogo e mexa sempre, até a dissolução completa do açúcar. Assim que ele estiver incorporado, apague o fogo e misture o vinho.
Deixe descansar por 20 minutos. Quando for servir, aqueça a bebida sem ferver, em fogo brando.
6. Vinho quente alemão
É verdade que os alemães são especialistas em cerveja, mas não ficam para trás nessa deliciosa receita de vinho quente. O Glühwein (algo parecido com “vinho incandescente”) é tipicamente consumido em alguns países europeus durante a época do Natal — afinal, por lá, esses meses são os mais frios. Vale a pena experimentar!
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto seco;
- 1 dose de conhaque (opcional);
- canela em pau (um pedaço de cerca de 5 cm);
- gengibre (um pedaço de cerca de 2 cm) picado;
- cravos da índia;
- sementes de pimenta do reino escura;
- anis-estrelado (3 ou 4 unidades são suficientes);
- 2 colheres (sopa) de açúcar;
- casca de 1 laranja (ralada ou picada bem pequena);
- uvas passas escuras ou maçã com casca picadinha (opcional).
Modo de preparo
Mais simples de fazer, impossível: misture tudo e leve ao fogo médio. Abaixe o fogo assim que ferver e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Se quiser um sabor mais intenso, deixe descansar com a panela tampada por 1 hora antes de servir, e aqueça novamente sem ferver. Você pode (ou não) coar a mistura, dependendo do gosto pessoal.
Uma dica final: se não quiser perder muito do álcool durante o preparo, faça a mistura com apenas uma xícara da bebida, e acrescente o resto apenas depois que estiver pronto, sem ferver.
7. Batida de vinho
Que tal agradar os amantes das batidas com essa opção feita com vinho tinto? Apesar de ser uma bebida gelada, ela é bastante adocicada, o que também combina com as festas juninas.
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto;
- 1 lata de leite condensado;
- gelo a gosto.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e, pronto! Sirva gelado.
8. Versões sem álcool
As pessoas que não consomem bebidas alcoólicas ou que querem variar as receitas tradicionais podem apostar nas opções sem álcool. Isso mesmo! É possível fazer um delicioso quentão e vinho quente de uma forma mais leve.
Os ingredientes do quentão são:
- 500 ml de suco de uva;
- 1 litro e meio de água;
- 500 g de açúcar;
- 100 g de gengibre;
- canela em pau a gosto;
- 10 g de cravo
- 2 limões em rodelas.
Para preparar, aqueça o suco, a água e o açúcar em uma panela. Em seguida, faça um sachê (pode ser com um pano de prato limpo) com o gengibre, a canela, o cravo e o limão. Coloque esse sachê dentro da panela, espere ferver, aguarde mais dez minutos e pronto!
Já o vinho quente sem álcool leva:
- 2 litros de suco de uva;
- 1 kg de açúcar;
- gengibre, cravo e canela a gosto;
- 3 maçãs cortadas em cubinhos;
- 1 lata de pêssego em calda cortados em cubinhos.
Bata no liquidificador o gengibre picado com um pouco de suco de uva e reserve. Em fogo baixo, derreta o açúcar até caramelar. Em seguida, misture o gengibre, a canela e o cravo, mexendo sempre. Junte o restante do suco. Assim que ferver, acrescente a maçã e o pêssego, até cozinhá-los. Sirva bem quente e espere os elogios.
Gostou de saber como fazer quentão e vinho quente de várias formas diferentes? Com certeza, o único problema dessas receitas vai ser aproveitá-las apenas nessa época do ano. Comece agora mesmo a fazer os seus testes — aprecie quando quiser, mas sempre com moderação. Vale lembrar que essas misturas, apesar de não exigirem os vinhos mais caros do mercado precisam ser feitas com produtos de qualidade, garantindo mais sabor e, até mesmo, prevenindo ressacas indesejadas.
Você já conhecia essas receitas? Existe alguma tradicional que sempre faz nessa época do ano? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!