Saiba como se tornar um revendedor de vinhos Pérgola e Zanotto de sucesso
O vinho é mesmo a paixão de muitas pessoas. Há quem o aprecie, quem estude e trabalhe com a bebida e também quem o comercialize, seja como importador e distribuidor, seja como lojista. E, para quem se decidiu se tornar um revendedor de vinhos, o produto tem dado bons motivos para brindar.
Afinal, o consumo da bebida tem aumentado entre os brasileiros nos últimos anos, assim como a produção dos vinhos brasileiros, que vem conquistando o seu merecido espaço. Se você também quer entrar no ramo de revenda de vinhos, acompanhe as nossas dicas e transforme o seu hobby em um ótimo negócio.
Conheça o mercado
É verdade que o mercado de vinhos tem apresentado crescimento, mas saber isso não é o suficiente para definir o seu negócio e começar. Antes de mais nada, você precisa conhecer o seu produto, que pode ser vinho, espumante e derivados, como o suco de uva integral. É preciso saber das particularidades daquilo que revende, desde as características comerciais, o que busca o consumidor e, claro, a sua concorrência.
Conheça também os seus concorrentes — pequenos empresários revendedores como você, supermercados e lojas especializadas (físicas) e o universo online de venda de vinhos e suas subcategorias.
Por fim, mantenha-se por dentro dos números e das novidades: o que tem vendido mais, qual nova marca está caindo no gosto dos consumidores, o que os críticos do segmento estão dizendo etc.
Tenha um pensamento empresarial
Talvez você esteja entrando nesse ramo pela paixão por vinhos, para aproveitar o conhecimento que já tem como consumidor da bebida, para ganhar uma renda extra ou porque viu nesse mercado uma boa oportunidade.
Independentemente do motivo que despertou o seu interesse, é preciso ter em mente que a revenda de vinhos é um tipo de negócio como outro qualquer, que demanda planejamento, estratégia e visão empresarial.
Por isso, comece o seu negócio definindo pontos básicos, como com que tipo de bebida pretende trabalhar, qualidade, estrutura, investimento em conhecimento técnico, equipe, capital suficiente para o início da empresa, entre outros.
Abra sua loja física
Diferente de uma pessoa que sai para comprar um refrigerante em qualquer lugar, o consumidor do vinho costuma prezar pelo local em que compra as suas garrafas de vinho.
Se o espaço for agradável, tiver bons rótulos e atender às suas necessidades, há grandes chances de esse cliente ser fidelizado e fazer as suas compras ali. Além disso, ele também indicará o lugar para os seus amigos amantes da bebida que geralmente se encontram para apreciar os seus vinhos.
Por isso, se você pretender abrir uma loja física, nunca perca de vista a qualidade do seu espaço, que deve ser ideal tanto para os seus consumidores quanto para os produtos que vende.
Fique atento à temperatura e outros fatores de conservação e armazenamento, mantendo o ambiente sempre limpo, tranquilo e confortável (consumidores de vinho costumam ser exigentes e apreciadores de tudo que é requintado). Além disso, capriche na variedade de rótulos e invista em outros produtos que podem interessar a quem for em busca de uma garrafa, como petiscos, livros especializados e até taças de vinho.
Ou abra sua loja virtual
Se você pretende apostar em um negócio virtual, deve estar atento a todos os processos necessários na abertura de qualquer e-commerce, como escolher a plataforma adequada, investir em um bom design, definir formas de pagamento seguras para você e seus clientes, planejar o estoque e a logística de entrega.
Mas, além disso, o mundo virtual exige outros diferenciais, afinal, a sua concorrência é incalculável. Marque presença nas redes sociais, fazendo divulgação da marca e promoções constantes, e considere criar uma estratégia diferenciada, como um clube de assinaturas. Essa é uma excelente forma de movimentar as vendas e fazer com que as pessoas conheçam o seu negócio.
Inove
Muitos consumidores de vinhos mantêm uma postura mais tradicional, sendo bastante ligados aos rótulos, aos produtores e outros indicadores de qualidade, e não abrem mão dessa experiência.
Mas o mercado do vinho também possui as suas novidades e tendências, e é fundamental estar atento para oferecer tais inovações para o seu cliente como, por exemplo, os vinhos com menor teor alcoólico e ecológicos, produzidos com um menor impacto ao meio ambiente e com pouco ou nenhum aditivo.
A novidade também pode estar nas embalagens: hoje em dia, existem novos recursos para conservar as bebidas que buscam impulsionar e inovar esse mercado, como tampas de alumínio para rosquear ou de vidro, para facilitar a vedação, além de formas alternativas de embalagem, que vão desde garrafas Pet às famosas Tetra Pak.
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas tudo depende do que gosta e procura o seu consumidor. Inclusive, é sobre isso que se trata o nosso próximo tópico, Veja só!
Agrade o seu consumidor
Muitas pessoas que começam no ramo de venda de vinhos acreditam que basta trazer as marcas mais famosas para o seu estabelecimento e pronto, o sucesso está garantido.
Não é bem assim. Esse mercado tem suas variantes e consumidores muito diversificados. Há aqueles que buscam apenas por uma bebida de qualidade com um preço justo, os apreciadores de bons rótulos e os especialistas no assunto, que sabem distinguir cada bebida como verdadeiros profissionais, não se importando com o valor desembolsado por cada garrafa.
Portanto, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado e de público antes de ir às compras e, se possível, contratar um especialista para ajudar na definição dos produtos que você vai comercializar.
Escolha boas marcas parceiras
Você já conhece o comportamento do seu consumidor e sabe exatamente o que ele busca. Agora é hora de fechar as parcerias certas. Independentemente se o seu negócio será focado em vinhos de mesa, nacionais, importados ou rótulos mais sofisticados, busque as melhores marcas desses produtos e feche o negócio mais lucrativo para você.
Muitas empresas oferecem preços especiais para revendedores e outras condições especiais. Uma boa dica é tentar conseguir parcerias junto às grandes vinícolas para realizar degustações ou oferecer cursos (que tanto atraem esse tipo de público).
Como você pode ver, tornar-se um revendedor de vinhos é um desafio de muitas nuances, repleto de detalhes, mas que pode ser muito agradável, tal qual uma garrafa da sua bebida preferida. Mas, com planejamento e as estratégias certas, é possível sim unir paixão e negócios, e lucrar.
Se você já é um apreciador de bons vinhos ou se já está fazendo pesquisas para abrir a sua empresa, certamente, já conhece as melhores produtoras de vinho do mercado. Então, não se acanhe e entre em contato com a nossa equipe. A Vinícola Campestre tem grande interesse em ser sua parceira nesse empreendimento.