Vai comprar vinho online? Confira estas 4 dicas!
O vinho é nossa paixão, não podemos negar. Já estamos aprimorando nossas técnicas de escolher bons vinhos, mas, de que adianta saber como fazê-lo, se vamos sempre aos mesmos lugares que comercializam sempre os mesmos vinhos?
É preciso expandir os nossos horizontes. Comprar vinho online? Sim! Neste artigo vamos dar bons motivos para isso, e dicas para você fazer sempre bons negócios!
Maior variedade
Lojas de vinho multimarcas oferecem uma enorme variedade de rótulos, desde os mais simples, até vinhos mais pomposos. Você não precisa ficar limitado à seleção de vinhos da sua região, por exemplo.
Além disso, essas lojas costumam trazer novidades para o seu portfólio, o que trará ainda mais diversidade.
Facilidade para obter informações
Nas lojas físicas que frequentamos, sempre que precisamos de alguma informação, alguma que não consta no rótulo por exemplo, precisamos do auxílio de alguém que tenha conhecimento para tanto, não é? E nem sempre temos esse profissional a nossa disposição.
No mundo online, as lojas já informam todos os dados referentes ao vinho que você está pesquisando, muitas vezes até sugerem harmonizações para ele.
Comodidade e Economia
As plataformas online sempre dispõem de diversos filtros como: tipo de vinho, tipo da uva, região produtora e até mesmo faixa de valores, que permitem que você possa procurar especificamente pelo que deseja, sem precisar ficar horas em pé e sem necessitar do auxílio de outras pessoas.
E por falar em horas, você economiza tempo também, já que em poucos minutos você já consegue efetuar a compra, em qualquer lugar que esteja. E, além disso, não precisa gastar também com gasolina e estacionamento para ir até a loja.
Se você gostou dessas vantagens e decidiu comprar vinhos online, fique ligado nas nossas dicas!
1. Escolha uma loja de confiança
São vários os fatores que integram o atributo "confiança": meu produto chegará, de fato, em minha casa? Estou pagando o preço justo? Estou lidando com uma loja honesta? Posso confiar nas informações descritas sobre cada rótulo?
Hoje existem lojas de vinho muito seguras, nas quais você pode desfrutar de todos os benefícios apresentados, sem se preocupar se está sendo passado para trás.
Faça uma pesquisa, investigue com seus colegas sobre suas experiências e fique de olho nas avaliações de outros clientes no site antes de escolher a sua preferida.
2. Verifique as políticas de troca e devolução
Ninguém está livre de ser vítima de algum problema de transporte, de querer trocar algum produto ou ainda querer desistir da compra. Fique ligado na política da loja escolhida, para que você tenha a segurança de que essas opções estão garantidas.
Verifique também os procedimentos para isso, e se estão dentro de um limite razoável para você. Por exemplo: o frete do produto que foi remetido para troca será por conta de quem? Alguma transportadora recolherá em seu endereço ou você deve enviá-lo para algum lugar?
3. Investigue o vinhedo
Quando lemos alguma descrição de vinhos na internet que nos agrada, é normal já começarmos a esboçar o sabor em nossa mente e, com isso, o desejo de comprá-lo só aumenta.
Mas, antes de fechar a compra do rótulo em questão, investigue o vinhedo, com a finalidade de ter certeza que o que está descrito no site bate realmente com a descrição do produtor. Às vezes essas informações podem ser difíceis de encontrar, mas valem para evitar uma cilada na hora da degustação.
Além disso, pesquise se o vinhedo possui algum rótulo premiado. Pode ser que a loja tenha, e que a diferença de preço faça a troca valer a pena.
4. Verifique a safra
Vinhos finos sempre costumam ter a safra informada na garrafa — lembrando que a safra diz respeito ao ano de colheita das uvas e não ao ano de concepção do vinho. Ter essa informação suprimida indica que o vinho foi elaborado com uvas de diversas safras.
Existem vinhos bons feitos dessa forma? É possível que sim. Mas, certamente a informação de safra pode ser um indicativo a mais de qualidade.
Agora você já tem bons argumentos para comprar vinho online. Esperamos ter ajudado nessa missão. Gostou? Que tal agora aprender como guardar o vinho?