Saiba como harmonizar vinho e frutos do mar!
Encontrar os melhores sabores para seus experimentos gastronômicos é um desejo comum entre as pessoas que são amantes da boa mesa. E, portanto, não seria diferente na hora de encontrar a maneira correta de harmonizar vinho e frutos do mar. Na realidade, a experiência de se reunir com os amigos e com a família fica muito melhor quando os pratos servidos estão em harmonia com os vinhos que serão consumidos.
Por essa razão, cada vez mais pessoas que gostam de receber visitas em casa ou até mesmo que têm o hábito de se reunir em restaurantes para confraternizar estão atentas a essa questão. Afinal, os apreciadores de um bom vinho sabem que a escolha certa é capaz de elevar o paladar a um outro nível.
Pensando em ajudar você a não ter mais dúvidas na hora de harmonizar vinho e frutos do mar, selecionamos os principais pratos e suas respectivas indicações! Confira agora mesmo!
Camarão
Em primeiro lugar, é preciso considerar que o camarão é um crustáceo de sabor leve e delicado, com um toque ligeiramente adocicado, e, por isso, o vinho para acompanhá-lo não pode ofuscar a suavidade desse fruto do mar tão querido por nós. Logo, em função de suas características, o camarão se harmoniza com vinhos brancos leves e refrescantes como o Chardonnay ou o Sauvignon Blanc.
Agora, se a preparação for um pouco mais gordurosa e levar molho branco e manteiga na receita, o vinho pode acompanhar a densidade do prato e ser um pouco mais denso, como um espumante brut, por exemplo.
Polvo
Sabemos que o polvo pode ser preparado de inúmeras maneiras, mas em muitas situações a preferência acaba sendo por consumir esse fruto do mar frito no alho e óleo ou empanado.
Essas versões são mais pesadas e gordurosas e por essa razão funcionam muito bem quando acompanhadas por um vinho rosé com boa estrutura ou um espumante brut, uma vez que vinhos dessa qualidade vão equilibrar a gordura conferindo frescor e leveza ao prato.
Lula
Se o polvo é consumido frito ou empanado, que dirá a lula, conhecida por seus anéis servidos com molhos como o tártaro, por exemplo.
Logo, o mesmo princípio que estabelecemos para o polvo se aplica também para as lulas, que ficarão ainda mais saborosas se forem acompanhadas por um espumante brut ou por um vinho rosé (pelos mesmos motivos que já comentamos).
Ostras
Essa refinada iguaria pode ser mais salgada ou mais doce, dependendo da região em que foi cultivada.
Mas independente do seu sabor, as ostras serão muito bem acompanhadas se forem consumidas com o vinho verde que oferecerá acidez e frescor na medida certa para uma bela experiência à mesa.
Lagostas
A lagosta é um fruto do mar nobre com um gosto inconfundível, porém menos suave, quando comparada ao camarão.
Esse fruto do mar se harmoniza bem com o vinho branco que, nesse caso, pode ser um pouco mais encorpado e marcante, como um Chardonnay na versão encorpada. Vale ressaltar que é interessante sempre ler o rótulo! Afinal, a mesma uva pode resultar em diferentes tipos de vinhos (mais ou menos encorpados).
Vieiras
Depois de serem sensação nos realities de culinária e começarem a aparecer em inúmeras reportagens e receitas online, as vieiras finalmente ganharam a fama e o destaque que merecem.
Delicadas, nobres e caras, as fibras brancas desse molusco estão surgindo em cada vez mais preparos e, por esse motivo, é bom saber como potencializar o sabor suave que elas têm.
A nossa sugestão é harmonizá-las com vinhos jovens, leves e frescos, como o Sauvignon Blanc.
Siri
A carne branca levemente rosada do siri é bastante delicada, aderindo bem aos temperos usados no seu preparo. Note que quando falamos em delicadeza, não queremos em nenhum momento desmerecer o sabor desse fruto do mar, pelo contrário, ele é delicioso e merece um excelente vinho para potencializar suas qualidades.
No caso do siri, o vinho que recomendamos é o vinho rosé, a versão que vai oferecer leveza e corpo na medida certa para uma degustação incrível.
Salmão
O salmão é um fruto do mar muito consumido e apreciado. De fato, se trata de um peixe delicioso, com sabor não tão suave, porém expressivo e uma boa quantidade de gordura em sua carne.
Justamente por essa razão, ele também se harmoniza com perfeição a um vinho rosé, cuja estrutura e adstringência vão garantir um sabor único na boca.
Sardinha
A carne da sardinha é bem mais expressiva e gorda que a dos outros frutos do mar que mencionamos. Logo, ela exige um acompanhamento que suporte suas qualidades tão peculiares.
O vinho verde é uma indicação certeira uma vez que ele equilibra bem o sabor da sardinha, trazendo frescor e acidez para o paladar. Nessa harmonização o vinho não se sobrepõe ao sabor da sardinha, pelo contrário, ele o complementa com perfeição.
Bacalhau
O bacalhau tem um sabor único e inconfundível e seu preparo costuma ser bastante regado no azeite. Sua carne branca (depois de cozida), alta e que se desfaz em lascas vai bem com muitas preparações com ovos, brócolis, cebola, ou apenas com alho acompanhado de batatas.
Mas seja como for, seu gosto intenso permite uma variedade de harmonizações que vão desde o vinho branco mais encorpado, passando pelo vinho verde até suportar com louvor um vinho tinto de corpo médio.
Está surpreso que estamos sugerindo o consumo do bacalhau com vinho tinto? Pois é, essa sugestão é para demonstrar que aquela regra clássica que peixe só combina com vinho branco pode não funcionar em todos os casos.
Como demonstramos aqui, a harmonização de vinho e frutos do mar dependerá de uma série de fatores. É necessário se atentar ao tipo de fruto do mar e ao modo de preparo e acompanhamentos do prato.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como harmonizar vinho e frutos do mar? Agora, corra para a adega para colocar em prática o que aprendeu hoje. Não se esqueça de compartilhar nosso post em suas redes sociais para ajudar seus amigos nessa tarefa!
06/03/2022 às 15:48
Amo vinho e suas combinações diversificadas.