Vinho e pão: saiba como fazer a harmonização!
Você sabia que conseguir harmonizar vinho e pão é tão importante quanto entender bem a respeito das combinações formadas por queijos e vinhos? No entanto, nem todos conseguem compreender que para cada tipo de pão existe um vinho mais adequado.
A verdade é que nenhum arranjo alimentar é tão antigo quanto aquele composto por vinho e pão. Afinal, tratam-se de dois elementos que são símbolos históricos e muito antigos, que refletem tanto o comportamento quanto a evolução da humanidade. Além disso, por muito tempo andaram juntos, suprindo as necessidades de alimentação de milhares de pessoas em diversos cantos do mundo.
Dito isso, deveria ser muito natural saber harmonizar vinho e pão em nosso dia a dia, mas sabemos que a realidade não é bem assim. Por isso, criamos este post. Ao longo do texto, ajudaremos você a recuperar essa prática milenar tão saudável, com as regras corretas de harmonização e os tipos de vinhos mais apropriados para cada variedade de pão. Continue a leitura e confira!
Conheça as regras de harmonização para vinho e pão
Devemos ter em mente que é preciso ter bastante cuidado para que o sabor do vinho não se sobreponha ao do alimento, e vice versa, como qualquer tipo de harmonização de vinho com outras iguarias.
Neste caso, o que deve haver é uma boa experiência ao saborear os dois, ou seja, a sensação proporcionada ao paladar deve ser complementar. No caso de vinhos e pães devemos compreender que:
- os pães com sabores mais intensos costumam combinar com vinhos tintos igualmente robustos;
- os pães suaves e delicados de sabores harmonizam muito bem com vinhos leves, como os brancos;
- os vinhos mais ácidos são difíceis de combinar com qualquer tipo de pão, porque essas bebidas não são compatíveis com a textura do alimento.
Se você quiser evitar todas as possibilidades de errar, dê preferência para esses tipos de vinhos na hora de experimentar essas combinações. Seguindo essas regras, prepare-se para fazer bonito com seus amigos, companhias ou convidados, criando um momento agradável e memorável para todos.
Veja os tipos de pães e seus respectivos vinhos ideais
Engana-se quem pensa que a harmonização de vinho e pão é uma ciência exata. Afinal, devemos considerar também as preferências e singularidades do paladar de cada indivíduo. No entanto, existem algumas regrinhas para combinar melhor esses dois elementos que, se seguidas corretamente, são capazes de proporcionar uma experiência de degustação mais agradável e completa. Acompanhe a seguir!
Baguetes
A combinação mais correta para os pães franceses, os chamados baguetes, são os vinhos produzidos com as uvas tradicionais do mesmo país, como é o caso da Cabernet Sauvignon. Isso porque seu sabor suave complementa a discreta acidez e o frescor característicos desses tipos de pães.
Focaccia
A Focaccia é um pão de origem italiana, muito macio e bem achatado, normalmente coberto com azeite, sal grosso e alecrim. Isso confere mais sabor a esse tipo de pão, que harmoniza muito bem com o vinho rosé.
Na Itália, a focaccia costuma ser consumida no desjejum, como antepasto ou aperitivo. Uma vez que são pães com um gosto mais marcante, o vinho rosé é uma ótima combinação, porque consegue complementar e equilibrar a experiência.
Vale destacar que os rosés mais doces são ideais para os pães adocicados e os rosés secos para aqueles pães com um sabor mais intenso.
Pão de centeio
Esses pães, que têm uma crosta com o gosto sutilmente caramelizado e interior doce mais suavizado, combinam perfeitamente com os vinhos do tipo Pinot Noir. Em restaurantes mais populares da França é muito comum encontrar esse formato de harmonização.
Pão de azeitona
Se existe um pão que tem a cara da Itália, esse pão é o de azeitona, e nada melhor do que um vinho tipicamente italiano para harmonizar o paladar com ele, certo?
Uma excelente opção para completar o sabor defumado e discretamente amargo das azeitonas são os vinhos Sangiovese. Se a ideia for se sentir na Itália, complete essa combinação com uma massa de molho ao sugo e um bom corte de carne vermelha.
Pão frutado
A melhor escolha para valorizar a característica adocicada dos pães frutados, como aqueles com nozes e castanhas ou de uva passa, são os vinhos produzidos a partir da uva Riesling. Afinal, ela ajuda a equilibrar o sabor desse tipo de pão e complementa-o de uma forma agradável, saborosa e surpreendente ao paladar.
Pão de provolone ou figo
Os pães feitos à base de provolone ou figo harmonizam muito bem com os vinhos brancos. Isso porque o gosto suave desses vinhos permite que a característica marcante do queijo seja mais destacada e valorizada. Da mesma forma, a bebida de uva branca não consegue ofuscar o discreto sabor do figo.
Ciabatta
Pão branco de origem italiana, a Ciabatta tem um formato achatado e irregular. Apresenta uma casca crocante e o miolo repleto de buracos, com um aspecto um tanto quanto rústico. Para características tão peculiares, a melhor combinação de bebida com esse tipo de pão é o champagne Blanc de Noir. Outra boa dica é acrescentar pistaches e fatias de mortadela italiana à acidez do champanhe com o pão.
Porém, é preciso ter bastante atenção também na hora de combinar os recheios com os pães. Isso porque um recheio não pode, de maneira alguma, sobrepor-se ao sabor do pão. A ideia é que eles se complementem de uma forma sutil e equilibrada.
Por fim, é importante ressaltar que harmonizar uma bebida com a comida, em geral, serve para proporcionar uma boa experiência a quem degusta a refeição. O objetivo principal é realçar e aproveitar ao máximo o sabor de cada ingrediente selecionado no prato. Para que isso aconteça, portanto, deve haver muito equilíbrio entre todos os elementos, inclusive do vinho e pão.
Se você gostou das nossas dicas, saiba que você pode encontrar os vinhos descritos neste post na Vinícola Campestre, que conta com uma linha completa de vinhos finos e surpreendentes, a Zanotto. Não deixe de conferir!