Vinho no natal: aprenda a harmonizar a ceia com o vinho
Você sabe: no Natal é comemorado o nascimento de Jesus. Mas essa se trata de uma data definida por convenção, já que não se sabe com certeza o dia em que ele nasceu. Seja como for, 25 de dezembro é um dos momentos mais especiais para grande parte da população mundial. Representa uma festa familiar, que reúne parentes e amigos em um momento de harmonia.
Alguns elementos se destacam nesse cenário: árvore de Natal, presépio, pisca-pisca, troca de presentes, peru. E por que não vinho? Vinho sim! O espumante é clássico na virada do ano, mas diferentes vinhos podem ser usados na célebre ceia natalina.
Isso porque a bebida simboliza, na tradição cristã, o sangue de Cristo, a Eucaristia (religião católica). Quer saber mais? Então, veja como harmonizar vinho no Natal com os pratos mais comuns nessa época do ano!
Peru
Os astecas e maias criavam perus e essa prática foi levada para a Europa pelos espanhóis. No Velho Mundo, o peru substituiu a carne de cisne. Já a tradição de comer peru na ceia natalina se originou nos Estados Unidos. Trata-se de uma ave que representa fartura, pois conseguiu matar a fome dos primeiros colonizadores europeus com sucesso.
Vejamos algumas dicas de harmonização desse prato com vinho no Natal:
- vinhos rosés com mais cor;
- vinhos brancos mais estruturados, que envelheceram em barricas de carvalho;
- vinhos tintos mais leves e/ou mais jovens.
Pernil de porco
O pernil de porco também é outra receita especial na ceia de Natal. Nesse caso, sugerimos:
- espumantes brut;
- vinhos brancos com mais estrutura, envelhecidos em barris de carvalho;
- vinhos rosés com mais cor;
- vinhos tintos com mais corpo e mais taninos, pois contribuem para limpar o paladar da gordura.
Tender
O tender é o pernil de porco processado e defumado. Sugerimos os seguintes tipos de vinho no Natal para harmonizar com essa receita:
- vinhos brancos estruturados e com passagem em barricas de carvalho;
- vinhos rosé com mais cor;
- vinhos tintos de corpo médio.
Bacalhau
O bacalhau também é comum em ceias natalinas. O peixe foi, provavelmente, o primeiro símbolo do cristianismo, antes mesmo da cruz. Com que vinho o bacalhau combina? Dê uma olhada:
- vinhos brancos mais estruturados e envelhecidos em carvalho;
- vinhos rosé com cor mais intensa;
- vinhos tintos portugueses, com poucos taninos e leves.
Uma curiosidade entre os portugueses, que também viceja aqui no Brasil, é a diferenciação entre peixe e bacalhau. Mas bacalhau não é peixe? Claro que não: “Bacalhau é bacalhau!”.
Carneiro
O carneiro, ou cordeiro, é outro animal representativo na religião cristã. Jesus é considerado, na Bíblia, como o Cordeiro de Deus. Para harmonizar a carne de carneiro com vinho no Natal, você pode beber um Malbec ou outro vinho de mais corpo.
Salmão
Para harmonizar com salmão, que é um peixe com sabor intenso, um vinho branco mais estruturado e envelhecido em barricas de carvalho é uma ótima opção.
O salmão defumado, por sua vez, requer uma bebida mais ácida, como o Sauvignon Blanc.
Frutas e castanhas secas
As frutas e as castanhas simbolizam a fartura, a prosperidade, um futuro em que não haverá fome, nem miséria. Nada melhor para uma ceia de Natal, não é? Esse grupo envolve nozes, avelãs, figos, pistaches, castanhas secas, ameixas, passas, tâmaras, damascos, entre outras opções. Para harmonização, recomendamos:
- vinhos espumantes rosé brut; para as frutas, um espumante Moscatel ou demi-sec;
- vinhos brancos leves;
- vinhos rosés sem muita cor;
- vinhos de colheita tardia.
Frutas frescas
Como quase tudo no Natal, as frutas frescas também guardam papel simbólico. Vale a pena entender o que algumas delas representam. A melancia, devido à quantidade elevada de sementes, representa a fecundidade. A uva, por exemplo, confere boa sorte.
O figo serve para atrair paz, harmonia e saúde. Já o abacaxi simboliza as boas-vindas. Isso porque, em torno de 1700, não era possível o cultivo do abacaxi na América do Norte por causa da baixa temperatura. Consequentemente, era necessário importar e o preço da fruta era muito alto. Logo, se um convidado encontrasse abacaxi na mesa, isso seria realmente uma honra.
E qual vinho combina com essas frutas, se estiverem frescas? Um vinho com boa acidez e com alguma doçura, como o branco Gewürztraminer, ou os vinhos espumantes Moscatel.
O vinho no Natal e outras harmonizações
Já falamos de diferentes tipos de carne (porco, peru, carneiro, peixes) e frutas. Agora, vamos mostrar outras possíveis harmonizações para o vinho no Natal. Confira a seguir!
Maionese
Para cortar a gordura da maionese, recomendamos um vinho branco com muita acidez. Uma dica é o Sauvignon Blanc.
Sobremesas
Há diferentes sobremesas que podem ser servidas na noite de Natal. Rabanada é um tipo de doce originado em Portugal, que pode ser saboreado após a ceia. Outro nome para essa sobremesa é “fatia de mulher parida” porque ela foi criada exatamente para a recuperação de mulheres depois do parto. Outra sobremesa comum são os fios de ovos, que representam riquezas, e o panetone.
Uma boa dica geral, para qualquer sobremesa, é que o vinho deve ter uma doçura maior (ou, pelo menos, igual) a da sobremesa, como o espumante Moscatel ou de colheita tardia.
As características de um bom vinho de Natal
Vamos resumir as principais características do vinho no Natal. Veja, a seguir, nossas sugestões:
- vinho branco deve ser, em geral, bem estruturado e com passagem por barris de carvalho para carnes brancas e pernil de porco; para salmão, recomenda-se um branco mais ácido, como Sauvignon Blanc;
- vinho tinto deve ser, em geral, equilibrado, de estrutura média, com boa acidez, boa complexidade na boca, potencial para agradar à maioria dos convidados (o Merlot é uma boa opção);
- vinho espumante, dos mais secos até os mais doces, harmonizando com entradas, pratos leves e sobremesas no caso do Moscatel.
Deixe a ceia natalina mais divertida e saborosa! Beba vinho no Natal em harmonia com as receitas mais deliciosas, sejam carnes, frutas ou sobremesas.
Gostou de nossas dicas? O que acha de conferir alguns de nossos vinhos? Entre em contato com a Vinícola Campestre e escolha os melhores vinhos para levar à sua ceia!