Vinho reservado: o que você precisa saber sobre ele
Quem não gosta de apreciar um bom vinho, não é mesmo? Essa bebida tem o poder de reunir as pessoas em momentos de descontração e confraternização. E para quem está apenas começando nesse mundo de degustação de vinhos, pode acabar confundindo alguns termos.
Por exemplo, você sabe o que é vinho reservado? Muitas pessoas acabam confundindo esse tipo de bebida com os conhecidos vinhos reserva. Mas, na realidade, eles estão longe de serem a mesma coisa.
Nesse texto, vamos te explicar exatamente o que são os vinhos reservados e mostrar como eles se diferenciam dos outros produtos do mercado. Quer descobrir tudo? Siga com a leitura para saber mais sobre esse assunto!
O que são os vinhos reservados?
Antes de mais nada, é necessário explicar o que é o vinho reservado. Esse nome refere-se ao vinho mais simples, o vinho de entrada. São geralmente encontrados e produzidos em países da América do Sul, como o Chile e Argentina.
Essas bebidas geralmente não passam por uma seleção tão minuciosa quanto a seleção para vinhos que serão reserva e gran reserva. Por conta desse fato, na maioria das vezes o preço acaba sendo mais acessível.
É um vinho jovem, simplório, de sabor frutado, leve e fácil de beber. Seu consumo é ideal para quem gosta de beber vinho diariamente ou com mais frequência.
Normalmente, o vinho reservado agrada a todo tipo de paladar — desde quem está começando a apreciar vinhos até a quem já conhece outros tipos da bebida.
Por conta de sua produção e exportação em massa, o vinho reservado costuma ser bem famoso e presente. Apesar disso, o nome do produto em si costuma ser confundido pelos consumidores.
Apesar de sua produção em larga escala e características simples, o vinho reservado é de ótima qualidade e custo-benefício. Como mencionamos anteriormente, sua leveza faz com que ele seja fácil de beber — ideal para, por exemplo, um almoço com os amigos do trabalho.
Quais as diferenças entre vinhos reservados e vinhos reserva?
Agora que você já sabe o que é o vinho reservado, vamos falar um pouco sobre as suas diferenças para os vinhos reserva.
Esse é um tópico de muita confusão entre as pessoas. Até as que têm mais conhecimento do mundo dos vinhos acabam confundindo, por conta da similaridade entre os nomes.
Apesar de o nome ser parecido, os tipos dos vinhos são diferentes. Quer saber quais as particularidades e características de cada um? Leia mais abaixo!
Quanto à indicação
Como já mencionado antes, o vinho reservado se caracteriza por ser uma bebida leve e despreocupada. Portanto, é indicada para momentos descontraídos e até para o dia a dia.
Vai sair com os amigos? Um vinho reservado cai super bem. Quer beber em uma segunda feira à noite? Que tal um vinho reservado? E para um almoço de domingo? Compre um vinho reservado!
Por sua vez, o vinho reserva tem sabores e aromas mais complexos. É indicado para pessoas que já têm um certo paladar apurado para vinhos e, deste modo, conseguem apreciar a bebida maturada.
Quanto às características marcantes
Algumas das características de ambos os vinhos são similares — por exemplo, a qualidade e a safra. Porém, as diferenças são maioria e se fazem presentes.
Nos vinhos reservados, o mais marcante é sua leveza e aroma suave. Toda essa delicadeza no paladar agrada quem degusta, descendo de forma fresca.
Já o vinho reserva, por conta de seu período de envelhecimento em barris, apresentará mais complexidade no olfato e paladar.
Quanto ao estágio de maturação
Para que um vinho tinto seja considerado reserva no Brasil, ele deve descansar por no mínimo 12 meses em barris de carvalho. Já os brancos devem passar por um período de 6 meses em barris de carvalho. Este período é denominado o período de maturação do vinho.
Esse envelhecimento é fundamental para que a bebida seja considerada como vinho reserva.
Um vinho reservado, por sua vez, não requer período de maturação ou envelhecimento. Ele é produzido em grande escala, sem a utilização desse recurso. Resultando, por consequência, numa bebida mais leve.
Quanto à liberdade de produção
Nos países da América do Sul, como a Argentina, o Chile e o Brasil, há a falta de uma lei que regule a forma que os vinhos devem ser produzidos e classificados. Há uma maior liberdade de produção.
Portanto, os critérios de classificação entre o vinho reservado e o reserva tendem a ser um pouco mais subjetivos. E variam de vinícola para vinícola.
A tendência é que os vinhos de entrada, mais simples, sejam chamados de vinhos reservados. Ao passo que o termo reserva é um vinho que está acima e passa pelo estágio de maturação em barris.
Vale a pena ler o rótulo com atenção para saber exatamente o que você está levando para casa.
O vinho reservado, apesar de ser produzido em grandes escalas e sem processo de maturação, é um produto de ótima qualidade. E, por conta dos fatores mencionados, seu custo-benefício é ótimo.
Onde é possível adquirir esse tipo de bebida?
Se você está interessado em provar do vinho reservado, está no lugar certo. Temos a indicação da melhor opção para que você adquira o seu.
Nós, da Vinícola Campestre, somos uma empresa familiar que se empenha na elaboração de vinhos, sucos, coolers e espumantes de qualidade.
Há meio século, buscamos agradar cada vez mais o nosso consumidor. E fazemos isso através dessa bebida que tem o poder de juntar as pessoas em momentos felizes de confraternização.
Portanto, se você está buscando o melhor lugar para adquirir o seu vinho reservado, é com a Vinícola Campestre.
Para o bom apreciador da bebida, o vinho reservado com certeza deve ser provado. Apesar de ser um tipo de bebida mais simples, cada pessoa tem seus gostos pessoais. Portanto, sempre vai ter um momento ideal para apreciar um delicioso vinho reservado.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim. Caso você seja um apreciador de um bom vinho, entre em contato conosco.
17/11/2021 às 11:21
Gostaria de saber quanto custa o vinho reservado e como faço para comprar para poder experimentar.
22/09/2022 às 20:30
Boa Noite…muito bom saber todas essas infomacoes…
21/10/2022 às 22:43
Eu amo vinhos, e gosto muito de me informar sobre eles, ainda não sei muito, mas sempre q posso leio alguma informação, e gostei muito do q acabei de ler.
28/05/2023 às 23:35
Fiquei muito feliz em saber da diferença entre o vinho reservado e o reserva, até porque né disseram que o vinho reservado não é bom por ser barato,e que lá fora ninguém gosta dele por isso vem pró Brasil com preço acessível
02/05/2024 às 07:13
Gostei de aprender a diferença do reserva pra o reservado.Sou apreciadora de tomar uma boa taça de vinho.
Obrigada pela explicação.