Entenda a diferença entre vinho varietal e assemblage
Se você é um amante dos vinhos ou um observador atento, já pode ter encontrado as terminologias “varietal” e “assemblage” (ou, ainda, “vinho de corte” ou “blend”) nos rótulos ou cartas de vinhos. Apesar dos nomes complexos, a definição de vinho varietal e assemblage é bastante simples: trata-se da variedade de uvas usadas na produção de cada bebida.
A predominância de um fruto ou a mistura de dois ou até três tipos de uvas resulta em bebidas completamente diferentes em relação a sabor, aroma, corpo, acidez e a várias outras características.
Quer saber o que é um vinho varietal ou um vinho assemblage e, ainda, conferir algumas dicas de como escolher o seu? Continue a leitura deste post!
Por que saber a diferença entre vinho varietal e assemblage?
Saber a diferença entre esses tipos de vinhos vai valer muito mais do que apenas para tirar onda na sua turma de amigos — o que já é bastante divertido, convenhamos.
Brincadeiras à parte, se você já é um apreciador de vinhos e tem as suas preferências entre os diversos tipos de bebida em relação às suas uvas, conhecer essas terminologias pode ajudar a fazer melhores escolhas na hora da sua compra.
Se você, por exemplo, aprecia as uvas Merlot, possivelmente vai se deliciar ao encontrar um rótulo de um varietal nacional elaborado com 100% dessa espécie. Na hora de presentear uma pessoa querida, o sucesso vai ser maior ao saber a predominância de cada uva em determinada bebida.
O que é um vinho varietal?
Podemos definir um vinho varietal como aquele que foi produzido a partir de um único tipo de uva — ou, então, com a predominância de uma espécie.
Vale ressaltar, aqui, que cada país tem a sua legislação sobre a quantidade permitida de mistura para que um vinho seja considerado um varietal. De acordo com as leis do Brasil, por exemplo, um rótulo vai ser varietal quando contar, em sua composição, com pelo menos 75% de uma única uva.
Aqui no Brasil, e também na América do Sul, a maioria dos vinhos produzidos são varietais.
No restante do mundo, essa variação costuma ser de 75% a 90%, ou seja, é preciso que o vinho seja produzido com essa quantidade de uma espécie de uva para ser considerado um varietal.
Uma curiosidade é que os vinhos varietais tiveram a sua origem nos Estados Unidos, em uma época em que o país precisava criar alguma estratégia para se tornar competitivo no mercado, com produtos mais diferenciados.
Dessa forma, eles esperavam atrair mais consumidores interessados por determinadas características de sabor e aroma, por exemplo, ao imprimirem nos rótulos das bebidas qual era a uva responsável.
Aos interessados em descobrir mais a fundo o universo dos vinhos, bem como as peculiaridades de cada uva, os vinhos varietais são boas opções. Os enólogos, por sua vez, têm a oportunidade de trabalhar características bem esperadas, garantindo uma bebida com a essência de somente uma cepa, trabalhada de uma maneira cuidadosa pelo produtor.
Se você nunca percebeu essa nomenclatura no rótulo, saiba que alguns vinhos são exemplos dos varietais mais clássicos, como os brancos produzidos a partir da Chardonnay e os tintos provenientes da uva Pinot Noir.
O que é um vinho assemblage?
Os vinhos assemblage — também conhecidos como vinhos de corte ou, ainda, blends (do inglês, mistura) — são aqueles produzidos a partir da mistura de mais de uma uva. Geralmente, são utilizados dois ou três tipos da fruta.
À primeira vista, é até possível pensar que essa seria uma opção menos interessante ou sem personalidade, mas nada mais longe da verdade. Essa mistura de uvas acontece justamente para que o vinho seja mais completo, equilibrado e complexo.
Como podemos imaginar, a criação de um bom vinho assemblage demanda de seu enólogo responsável muito conhecimento, tempo e experimentos para, finalmente, chegar ao resultado ideal.
A criatividade não tem limites em um vinho de corte, ou seja, cabe ao criador equilibrar uma mistura agradável em todos os sentidos. Por esse motivo, é possível encontrar opções interessantes de vinhos assemblage no mercado, mas também existem os clássicos.
Os vinhos Bordeaux, por exemplo, são produzidos a partir da mistura de três uvas provenientes da França: a Cabernet Sauvignon, a Cabernet Franc e a Merlot.
Como dissemos, aos produtores e enólogos, existe o grande desafio de produzir um assemblagem equilibrado e especial em vários sentidos, mas, ao mesmo tempo, por meio da mistura de uvas, é possível tanto destacar características positivas de cada uma quanto “esconder” outras não tão interessantes.
Para os consumidores, o grande benefício dos vinhos blend é justamente a possibilidade de degustar bebidas mais complexas, mas também mais fáceis de consumir — em alguns casos, já que o equilíbrio foi buscado de forma proposital pelo profissional criador.
Como escolher o vinho certo para você?
Como em quase tudo o que envolve o universo dos vinhos e a escolha pela melhor bebida, a resposta é totalmente relativa e pessoal.
Entre os especialistas e consumidores, existem aqueles que defendem os dois tipos de vinhos. Quem é do time varietal defende que a possibilidade de a bebida ser produzida a partir de uma única uva, casta e região produtora dá, ao vinho, características mais puras e personalizadas, que evidenciam o terroir.
A escolha do melhor vinho vai depender daquilo que você busca em um rótulo. Na verdade, experimentar é sempre uma postura bastante válida. Se você já tem algum conhecimento sobre as uvas, tente buscar as características de cada uma em um vinho assemblage — é uma deliciosa brincadeira.
Se você tem interesse em conhecer as características de cada espécie, os varietais vão ajudar nessa missão, destacando os sabores e aromas da uva responsável.
Saber a diferença entre vinho varietal e assemblage é uma boa forma de perceber as distinções e características das uvas, bem como de aprofundar os seus conhecimentos sobre esse mundo encantador. Não perca a oportunidade de experimentar!
Para ajudar você nessa missão, a Vinícola Campestre tem excelentes opções de rótulos, com venda online. Entre em contato com a nossa equipe para saber como comprar os seus!