Vinhos e massas: saiba como harmonizar!
Seja para reunir a família no fim de semana, oferecer um jantar para os amigos, preparar um encontro romântico ou outras ocasiões especiais, a combinação de vinhos e massas é uma excelente opção. No entanto, é só começar a tentar escolher o vinho ideal que a grande variedade disponível faz com que as dúvidas comecem a surgir.
Por isso, separamos algumas informações que podem ajudar você a fazer a melhor escolha para harmonizar vinhos e massas adequadamente. Acompanhe a leitura!
Harmonize o vinho com o molho
Os molhos costumam marcar o paladar predominante das massas. Sendo assim, para conseguir harmonizar os sabores desse tipo de prato com os vinhos, é preciso saber qual é a uva adequada para cada molho.
Bolonhesa
Molhos à base de carne, como o bolonhesa, combinam muito com os vinhos tintos mais encorpados, como os de uva Cabernet Sauvignon.
Funghi
Esse molho possui um sabor suave. Por isso, acompanhá-lo com um vinho muito pesado pode fazer com que se perca o sabor do prato. A dica é servir o molho Funghi com vinhos delicados, de sabor mais suave, como o Pinot Noir.
Tomate
O clássico molho vermelho harmoniza muito bem com vinhos leves, mas que tenham mais acidez, como o Merlot e o Chianti. Vinhos rosés também são excelentes escolhas.
Pesto
Por ser um molho cujo sabor é marcante, em que os aromas intensos acabam predominando, os vinhos aromáticos são os mais indicados para acompanhar o Pesto. Algumas das opções são os vinhos brancos Sauvignon Blanc e Torrontés, que são leves e frescos.
Branco
Aqui, a preferência deve ser pelos vinhos brancos mais encorpados. Os vinhos feitos com as uvas Verdelho, Chardonnay e Viognier são as melhores escolhas para o molho branco, principalmente se forem envelhecidos em barris de carvalho. Os vinhos tintos de sabor mais delicado, como o Beaujolais e o Pinot Noir, também são boas combinações.
Carbonara
A cremosidade do molho Carbonara, à base de ovos e bacon, confere um sabor marcante às massas. Para esse prato, os vinhos brancos e leves devem ser escolhidos. Um vinho Chardonnay frutado ou os vinhos feitos com as uvas Pinot Grigio e Trebbiano são ótimas escolhas.
Puttanesca
Massas servidas com o molho Puttanesca, que tem forte paladar salgado devido à presença de alcaparras e anchovas, vão bem com vinhos rosés ou brancos de corpo médio. Outra dica de combinação interessante é harmonizar o prato com vinhos de uva Pinot Gris.
Harmonize vinhos e massas com todo o prato
Embora o paladar dos molhos costume predominar nas massas, para decidir qual é o melhor dentre todos os tipos de vinho, também é preciso analisar os demais elementos de cada prato. Caso o queijo seja importante para acompanhar a receita, é preciso saber qual tipo harmoniza com o vinho escolhido e vice-versa.
No caso das massas servidas com peixe, embora os vinhos brancos sejam a indicação mais frequente para frutos do mar em geral, é necessário cuidado para fazer uma combinação acertada.
Os temperos utilizados também precisam ser levados em consideração ao harmonizar vinhos e massas, pois eles podem alterar o sabor do prato. Uma dica é com relação ao curry, um tempero de sabor peculiar e marcante. Os pratos feitos com ele harmonizam muito bem com o vinho Gewürztraminer.
E agora, já está sabendo como harmonizar vinhos e massas ou ainda tem alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários deste post!