Vinhos para o inverno: veja essas 5 opções!
A estação mais fria do ano tem pratos e bebidas características. Os vinhos para inverno, por exemplo, são mais robustos, ao contrário daqueles para o verão que são refrescantes. Seja para reunir os amigos em casa, seja para relaxar após um longo dia de trabalho, um bom vinho com um bom acompanhamento não tem preço.
Então, se você aprecia o vinho e quer entender mais sobre o assunto, o inverno é época ideal para isso. Acompanhe este post e confira a nossa seleção de vinhos para o inverno e aproveite!
1. Cabernet Sauvignon
Nossas indicações de vinho para inverno não poderiam começar diferente. Cabernet Sauvignon é um tipo de uva que nasceu da mistura entre a uva Cabernet Franc e a Sauvignon blanc. Ela é de origem francesa, na região de Bordeaux, e é considerada a rainha das uvas.
O principal diferencial dela é a sua casca. Ela é mais grossa do que os outros tipos e isso ajuda a uva a se proteger de agentes externos, como as variações do clima. Porém, não é uma espécie que se adapta facilmente as regiões.
Os vinhos com rótulo Cabernet Sauvignon têm alta acidez e cor rubi. O sabor é bem robusto e característico, pois isso combina muito bem com pratos quentes do inverno, como aqueles à base de camarão, risotos, carnes com molhos.
Esse é um tipo de vinho que também harmoniza muito bem com entradas. Alguns exemplos são as tábuas de frios para harmonização de vinho e queijos mais fortes, como o provolone, e canapés apimentados.
2. Malbec
Malbec é uma uva comum na Argentina em razão do clima com solo seco em altas altitudes. Muito consumido pelos brasileiros, esse tipo de vinho tem taninos doces, mas tem sabor concentrado e aromatizado com frutas vermelhas escuras, como ameixas e cerejas bem maduras.
Isso dá vida a um vinho de cor bem escura e que é envelhecido em barris de carvalho, o que torna o seu sabor ainda mais intenso. Os vinhos Malbecs são tão apreciados que estão na família dos tintos clássicos. Já o seu aroma tem notas florais e das ameixas, o que torna a bebida bem intensa.
Por ser encorpado e potente, os vinhos para inverno Malbec harmoniza muito bem com carnes mais gordurosas, principalmente preparadas em churrasco. Algumas dicas são a picanha e a carne de cordeiro. Para petiscar, o queijo suíço, ou o gorgonzola causam uma mistura de sabores interessante no paladar.
3. Syrah
As uvas Syrah — também conhecidas como Shiraz — é considerada uma das mais antigas do mundo. Ela se adapta a diferentes climas, solos e terrenos, por isso é uma das mais cultivadas. Apesar disso, a sua origem é francesa, no Vale do Rhône.
A casca dessa uva é tão escura que chega a parecer negra, além de ser bem grossa. Os sabores dos rótulos dessa espécie também são bem escuros e com sabor complexo e acidez moderada. Por isso, o vinho para inverno com uvas Syrah harmoniza bem com preparos intensos como aves apimentadas e queijos fortes, que são aqueles amarelos escuros, como o provolone.
Os pratos com temperos potentes, como a pimenta, mostarda, cebola e alho intensos também causa uma ótima nuance no paladar. Outras dicas de prato são ragu de linguiça com massa e hambúrgueres com temperos marcantes. Já no quesito sobremesa, o chocolate amargo e meio amargo em tortas e musses não tem erro.
4. Merlot
Assim como o Malbec, os vinhos para inverno Merlot estão na lista dos tipos mais clássicos. A uva merlot também tem a sua história iniciada na França e tem grande volume de produção em todo o mundo.
Esse tipo de uva tem amadurecimento rápido em comparação com outras espécies. Isso permite que as colheitas sejam planejadas para evitar problemas com chuvas e outras intempéries.
Essa uva dá origem a vinhos frutados, com notas de ameixa madura e mirtilos, cor e sabor suaves e baixa acidez. Os vinhos Merlot de padrão francês não deixam as uvas amadurecem muito.
Para a harmonização do vinho, você deve considerar, antes de qualquer coisa, o seu paladar. No entanto, a indicação para a suavidade dos vinhos Merlot é com carnes brancas e leves. Peixes, como salmão e atum grelhados, e aves assadas casam muito bem. Outra dica são as massas com diferentes tipos de molhos brancos e pizzas, com certeza você não se arrependerá.
Já nos petiscos e entradas, os queijos que melhor harmonizam com a suavidade do Merlot são os mais gordurosos, pois equilibram o paladar. O queijo azul, o brie e principalmente o cheddar são excelentes escolhas.
5. Tempranillo
Para fechar a nossa lista de vinho para inverno, as uvas Tempranillo são espanholas, mas também se adapta facilmente a outros climas. Ela tem grande volume de produção no Brasil, Argentina, Austrália, EUA e África do Sul.
Apesar da fácil adaptação, são uvas que preferem muito sol, terrenos secos e água em poucas quantidades. Os solos pedregosos e argilosos dão origem a excelentes Tempranillos, com cascas grossas, taninos leves e de sensação macia.
Quando cultivada em locais com essas características, elas tendem a ser escuras e com altos níveis de frutose (açúcar das frutas). Já em ambientes frios, brotam Tempranillos mais ácidas.
Esse também é um vinho de coloração forte e o seu sabor lembra muito o Cabernet. Além disso, tem notas de frutas vermelhas e terrosas. Essas características tornam a harmonização com carnes vermelhas e mais gordurosas, defumadas ou grelhadas ótimas escolhas.
As massas com queijos fortes também agradam muito o paladar de quem aprecia sabores fortes com um vinho de teor alcoólico de médio para alto.
Escolher o vinho para o inverno ideal para acompanhar os seus pratos e a baixa temperatura não é uma escolha difícil. Apesar de os profissionais no assunto nos orientarem com diversas dicas de melhores harmonizações, sempre considere o seu paladar. A melhor harmonização é aquela que agrada você. No entanto, as nossas dicas podem ajudar muito nessa escolha!
O vinho é bom em todas as temperaturas, não é mesmo? Então, aproveite para entender quais vinhos consumir em cada estação do ano para ter uma melhor experiência no seu paladar!